top of page
Writer's pictureDra Marcela Mara

5 principais problemas de saúde causados pelo uso excessivo do celular

Smartphones facilitam a vida, mas também são capazes de prejudicar sua saúde.





Aposto que você está lendo esse post no seu smartphone! Pode ser uma das 200 vezes que você vai estar com ele na sua mão, isso só no dia de hoje!


Parece muito (e é mesmo), mas nos mostra que precisamos ter cuidado com essa poderosa ferramenta de comunicação. Não vamos pedir pra você abandonar o celular, fique tranquilo!


Mas ele pode prejudicar sua saúde, como uma postura incorreta ao usá-lo, ou então dores nos dedos de tanto digitar. Isso sem falar na visão. Por isso, só iremos indicar algumas dores recorrentes de quem faz uso excessivo desse aparelho.


Vem com a gente neste post que vamos falar um pouquinho de cada problema.


Celular em excesso prejudica músculos e articulações


Peça para alguém tirar uma foto sua usando o celular (não vale selfie!). Como está a sua postura nesse momento? Curvada?


Assim como o modo de sentar a mesa de trabalho interfere na sua qualidade de vida laboral, ficar navegando pelos aplicativos do seu smartphone também requer cuidados posturais.


Deixar os músculos tensionados pode gerar processo inflamatório e levar a dores crônicas e intensas, como a nevralgia (dor nos nervos).


Começa no pescoço, passando por toda a região cervical e até chegar aos braços e mãos, provocando inclusive dor de cabeça, a chamada cefaleia cervicogênica.


Além disso, pessoas que não praticam exercícios físicos regularmente e estão com sobrepeso e maus hábitos alimentares são mais propensas a sentir desconfortos nos músculos e articulações, porque elas não têm tanta força muscular.





Dores de cabeça podem ser comuns


Falamos dos problemas que podem aparecer nas articulações. Mas estas dores podem afetar outras partes do corpo, com a alta incidência de dores de cabeça, por pressionar os músculos de forma errada e sem controle. Mas não é só isso!


Já reparou como ficamos mais agitados quando estamos vendo algo no celular? A mente não para e enviamos muita informação ao nosso cérebro.


Ele, por sua vez, repassa toda essa sobrecarga de conteúdo para o nosso organismo, dando aquela sensação de cansaço frequente. Insônia, depressão, ansiedade e irritabilidade também são exemplos disso.


Cuidado com a sua postura


Vimos que inclinar a cabeça para checar o celular pode prejudicar a coluna.


Agora você sabia que, com a postura ereta, o peso da cabeça de um adulto é de cerca de 6kg, mas com a cabeça inclinada em um ângulo de 60º, esse peso equivale a 27kg?


Imagina como isso interfere no seu corpo! Por isso, ao utilizar celulares, computadores, ou qualquer outro objeto, procure manter o pescoço o mais reto possível.


Outro hábito desaconselhado é fazer refeições “de olho” no mundo virtual. Quem faz isso com frequência ingere 20% de calorias a mais!


Celular pode trazer vírus?


Pode parecer exagero, mas o contato do celular com mesas, bolsas/bolsos, mãos e outras partes do corpo propicia a contaminação do aparelho.


É difícil garantir uma higienização 100% eficaz contra seres microscópios, então vale reforçar o cuidado ao manusear o seu smartphone (nada de mão na boca, nos olhos ou nariz ok!).


Especialistas dizem que é difícil um celular transmitir a Covid-19, por ser de uso pessoal e unitário, mas é sempre bom tomar cuidado, não é mesmo! Ainda mais quando você deixa ele em alguma outra superfície.


Então, limpar o celular com mais frequência ajuda a combater o contágio da doença. Sempre que possível, então passe um pano do álcool 70 em seu aparelho.





Muito uso do celular prejudica a visão


Antes, a culpa era da televisão. Depois, do computador. Agora o problema está na sua mão! Grande parte dos problemas relacionados à visão começa com o excesso de exposição à luz do celular.


Crianças estão tendo que usar óculos mais cedo, adultos com “vista cansada” antes da hora. Olhos ressecados e irritados. Por isso é importante controlar a intensidade da luz e fazer pausas com frequência, ainda mais se você trabalha direto com outros equipamentos eletrônicos.


Não existe um número de horas máximo indicado, mas o ideal é alternar as atividades e desfrutar dos recursos do smartphone com moderação.


Se você deseja ter uma relação mais saudável com o celular, faça uso de aplicativos que monitoram o número de horas de acesso.


Gostou das dicas? Aproveite nossos canais de comunicação e conte pra gente o que você achou.


Você pode também nos seguir nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram. Agora se você precisar de algum tipo de serviço, mande um e-mail e vamos te ajudar!

Comentários


bottom of page