A doença de Crohn é um processo inflamatório que atinge o trato gastrointestinal do nosso corpo, causando várias situações neste sistema. Mas você sabia que a doença de Crohn e as dores articulares também têm relação.
Este problema crônico afeta a parte inferior do intestino delgado e também o grosso, trazendo principalmente cólicas abdominais. De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, no Brasil a incidência da doença é de 7 para cada 100 mil habitantes.
Apesar de os números mostrarem que ela não é tão comum, é importante ficar atento com os sintomas e a relação dela com outras dores. Então, acompanhe com a gente neste post.
A doença de Crohn e a inflamação
A doença de Crohn causa a inflamação nos órgãos citados e, quando isso acontece, o processo inflamatório pode ir para outras regiões. A doença é crônica e a medicina ainda não sabe o que provoca os sintomas. Com a inflamação causada, a doença traz como consequências:
diarreia;
cólica abdominal;
febre;
sangramento retal;
perda de peso.
Outra questão séria da doença de Crohn é que, como ela afeta o sistema digestivo, a pessoa pode ter um enfraquecimento. Isso acontece, principalmente, por causa da dificuldade em absorver os nutrientes ingeridos na alimentação.
Agora, em casos mais graves, a doença pode trazer outras consequências. Algumas das complicações são a oclusão intestinal, úlceras, fístulas e o cancro colororretal. Por isso, é importante ficar atento aos primeiros sinais.
Doença de Crohn e as dores articulares
Longe no que diz respeito ao trato gastrointestinal, a doença de Crohn também pode trazer outros problemas, como as dores articulares. Elas também acabam sendo comuns para quem tem o Chron.
De acordo com a medicina, as dores articulares são uma manifestação extra-intestinal — ou seja, fora do sistema digestivo — mais comum em pacientes com a doença de Crohn. A artrite é um das principais manifestações extra-intestinais, além da dor crônica, e é divida em periférica e axial.
A primeira afeta, principalmente, as articulações dos joelhos, tornozelos, punhos e cotovelos. Elas surgem com a doença de Crohn, mas também melhoram com o tratamento dela.
Já na artrite axial (enteropática) a dor também pode ser espalhada pelo corpo todo. Este problema se assemelha muito à fibromialgia, que também tem como principal sintoma a dor difusa pelo corpo.
Outro sintoma que pode surgir na artrite enteropática é a inflamação na coluna, ombros e quadris (esqueleto axial) ainda mais na articulação entre a bacia e a coluna. Este tipo de dor lembra também o da espondilite anquilosante, mas pode surgir devido à Doença de Chron.
Tratamento para a doença de Crohn
Este problema de saúde é crônico, portanto não tem cura. Mas o tratamento pode aliviar o quadro inflamatório e trazer mais bem-estar ao paciente. Basicamente, a terapia é conter o processo de inflamação.
Isso acontece com o médico receitando remédios anti-inflamatórios para controlar a fase de evolução da doença, que pode ser de leve a grave. Se o caso agravar, o paciente pode receber drogas imunossupressoras.
Além disso, outro tratamento importante para prevenir outros problemas é corrigir as deficiências nutricionais. Como foi dito, a doença acaba afetando a absorção de nutrientes, portanto é preciso fazer essa correção tendo uma alimentação saudável.
Procure um médico especialista!
Você viu que a doença de Crohn e as dores articulares têm coisas em comum, por isso é importante consultar um médico especialista no trato gastrointestinal. O diagnóstico pode ser feito por meio de análises clínicas e laboratoriais, como o de sangue. Exames de imagem também ajudam a detectar lesões nos órgãos do sistema digestivo.
Espero que este conteúdo tenha ajudado a esclarecer as suas dúvidas sobre a relação das dores articulares e a Doença de Chron. Para mais conteúdo assim, você pode me seguir no Instagram.