Os dois exercícios fortalecem a musculatura, a flexibilidade do corpo, além de ajudar na questão mental e até espiritual no enfrentamento da dor crônica.
O paciente com dores crônicas precisa se exercitar para fortalecer a região dolorida, isso ajuda no tratamento. E os benefícios do pilates e yoga são importantes nesta missão.
São dois exercícios não tão novos assim, já que o pilates foi criado na década de 20 e o yoga, há milhares de anos, entretanto, eles se popularizaram nas últimas décadas e se tornaram aliados ao combate às dores crônicas.
Você pratica algum destes dois exercícios? Ou tem dores crônicas e quer saber como eles te ajudam no tratamento? Continue comigo neste post que vou te mostrar os benefícios do pilates e da yoga.
Benefícios do pilates e yoga
Os benefícios do pilates e yoga são parecidos como: força, resistência, flexibilidade e controle do corpo, além de aliviar o estresse.
Mas uma das principais diferenças talvez esteja no lado espiritual.
O yoga é praticamente uma filosofia de vida, está ligado ao lado mental da pessoa e à religião, no entanto, não está associada a cultos ou pregações.
As aulas de pilates dificilmente enfatizam o lado espiritual, porque tendem a se concentrar na força do core como a principal referência ao condicionamento físico.
Mas, a longo prazo, os dois exercícios ajudam a criar tônus muscular, flexibilidade e o controle do corpo.
Assim como outros exercícios, tanto pilates como o yoga tendem a ir de um nível fácil ao avançado, mas ambos podem ser praticados por qualquer pessoa.
Confira alguns benefícios específicos do pilates:
Fortalecimento do core (conjunto de musculatura)
Melhora a capacidade pulmonar
Melhora a coordenação motora
Desenvolve a flexibilidade
Aprimora a postura corporal
Dá mais concentração
Confira alguns benefícios específicos do yoga:
Melhora o alongamento
Reduz o estresse
Aumenta a força
Melhora a flexibilidade
Controle da respiração
Acalma a mente para meditação
Exercícios e as dores crônicas
O yoga e o pilates são eficazes para o tratamento de dores crônicas, isso porque alivia a dor e reduz a necessidade de medicação.
Pesquisadores do centro médico acadêmico Boston Medical Center (BMC), dos Estados Unidos, fizeram um estudo sobre isso.
A pesquisa mostrou a melhora da dor depois de seis semanas de exercícios, inclusive, melhorando a qualidade do sono.
Tanto o yoga como o pilates te darão uma consciência corporal e emocional melhor, aprimorando sua postura e, além disso, aliviando o estresse, que é um causador de dor.
Vale lembrar que a dor em si é um ponto de estresse para a pessoa, por isso, praticar um exercício que ajuda na parte física e mental colabora no tratamento.
As posturas nos dois exercícios - no yoga se chama asanas - aliviam a tensão muscular, porque promove ao mesmo tempo força e flexibilidade dos músculos.
Falando em postura em si, yoga e pilates melhoram a postura corporal e isso evita compressões em tendões e ligamentos, prevenindo várias dores crônicas.
Os dois exercícios trazem mais equilíbrio na respiração, dando cadência a ela. Com isso, há uma melhor oxigenação do corpo e isso promove o relaxamento.
Para resumir, a dor crônica está ligada a problemas no sistema musculoesquelético, como dores nas costas, nas articulações, fibromialgia, entre outras.
Vários asanas (as posturas do yoga) são isométricos e trazem estabilidade, além de recondicionar o corpo, realinhando o esqueleto e a correção da postura.
Os asanas fortalecem os músculos e isso, junto ao relaxamento pela respiração e meditação, quebra o ciclo e reverte as forças contra a dor.
Assim também é o pilates, já que o exercício tem a melhora da circulação sanguínea, do alinhamento postural e do condicionamento físico.
Outros benefícios do pilates para combater a dor crônica é que é um exercício de baixo impacto e as aulas são adaptadas para cada aluno.
Posso praticar com dor?
É um mito o fato de quem tem dor crônica não pode praticar exercícios.
O exercício físico é um dos tratamentos mais recomendados no combate a dor crônica. As atividades são benéficas para amenizar todos os tipos de dores.
E isso inclui o pilates e o yoga. Eles vão interferir positivamente na vida do paciente, tanto pelo lado físico, quanto pelo lado mental.
Isso porque, resumidamente, os exercícios físicos liberam endorfina, que trabalha como analgésico natural no nosso organismo.
E será na manutenção do exercício, isso é, na regularidade dele, que virá o bem estar e a melhor qualidade de vida.
Entretanto, vale ressaltar que qualquer exercício físico deve ser supervisionado por um profissional.
Tratamento interdisciplinar
A dor crônica em si é uma condição que exige um tratamento complexo, abrangendo vários recursos da medicina.
Um tratamento multidisciplinar inclui medicamentos, fisioterapia, abordagem psicológica e espiritual, além de exercícios físicos e alimentação saudável.
Tudo isso é essencial para garantir uma melhora na sua saúde, uma diminuição da dor crônica e, assim, ter qualidade de vida.
É possível, se você tiver disposição e não te sobrecarregar, praticar os dois exercícios. Yoga e pilates podem se complementar, mas o importante é fazer o que você gosta!
Gostou deste conteúdo? Aproveite nossos canais de comunicação e conte pra gente o que você achou e se ficou alguma dúvida. Confira mais conteúdo no nosso blog!
Agora se você precisar de algum tipo de serviço, mande um e-mail ou um WhatsApp que vamos te ajudar!
Comments