top of page

Doenças reumáticas autoimunes: quais as principais e como tratar?


Doenças reumáticas autoimunes podem surgir de várias maneiras
Mulher procura médica para tratar doença reumática articular

As doenças reumáticas autoimunes são causadas por alguma disfunção do sistema imunológico. Dessa maneira, o nosso próprio sistema de defesa ataca tecidos saudáveis do corpo. Isso traz uma inflamação crônica e danos aos órgãos afetados.


Quando isso acontece, várias partes do corpo podem ser afetadas, como as mãos, joelhos, tornozelos, a região lombar ou toda a coluna. Além disso, dependendo dos casos, órgãos mais vitais sofrem também, como os rins ou coração.


Se você quer saber mais sobre as doenças reumáticas autoimunes, siga a leitura deste texto! Vou trazer mais sobre o assunto e listar as principais!


O que são doenças reumáticas autoimunes?


O sistema imunológico é responsável por proteger o corpo contra invasores externos, como bactérias e vírus. No entanto, em pessoas com doenças reumáticas autoimunes, esta nossa proteção confunde as células e tecidos normais do corpo como ameaças e começa a atacá-los.


A medicina ainda não conhece o motivo desta disfunção, mas já sabe que as doenças provocadas por ela afetam várias partes do corpo. Acredita-se que uma combinação de fatores genéticos e ambientais desempenhe um papel importante no seu desenvolvimento.


O acompanhamento regular com um profissional especializado é essencial para um diagnóstico correto e um plano de tratamento adequado. Isso porque essas doenças são crônicas, ou seja, o paciente deverá ter uma terapia contínua.


Quais as principais doenças reumáticas autoimunes?


Muitas das doenças reumáticas autoimunes são consideradas raras, entretanto outras são bem mais frequentes. Confira a seguir as principais, ou seja, a que tem um número maior de pessoas com ela.


Artrite reumatoide

É uma doença inflamatória crônica que afeta principalmente as articulações. Ela ocorre quando o sistema imunológico ataca as próprias articulações, causando inflamação, dor, rigidez e inchaço. Com o tempo, a artrite reumatoide pode levar à deformidade e danos nas articulações. Além das articulações, a doença pode afetar outros órgãos e causar fadiga, febre e perda de apetite.


Lúpus eritematoso sistêmico

O Lúpus afeta várias partes do corpo, incluindo pele, articulações, rins, coração, pulmões e sistema nervoso. Os sintomas variam amplamente, mas podem incluir fadiga, erupções cutâneas, dores nas articulações, inflamação renal e sensibilidade à luz solar.


Espondiloartrites

São um grupo de doenças reumáticas que afetam a coluna vertebral e as articulações sacroilíacas. Elas incluem condições como espondilite anquilosante, artrite psoriásica e artrite reativa. Os sintomas vão de dor e rigidez na coluna a inflamação das articulações e entesites.


Síndrome de Sjögren

O sistema imunológico ataca as glândulas que produzem lágrimas e saliva. Os principais sintomas são olhos secos, boca seca e dificuldade em engolir. A síndrome de Sjögren também pode causar fadiga, dor nas articulações, inflamação pulmonar e problemas renais.


Polimialgia reumática

É uma doença que causa dor e rigidez muscular, principalmente nos ombros e quadris. É mais comum em pessoas acima de 50 anos e os sintomas geralmente são piores pela manhã, incluindo limitação de movimentos.


Como tratar as doenças reumáticas?


O tratamento das doenças reumáticas varia de acordo com o tipo específico da doença e a gravidade dos sintomas em cada paciente. Mas opções de tratamento comuns para doenças reumáticas incluem:


Medicamentos

Desempenham um papel fundamental no tratamento das doenças reumáticas. Eles podem incluir anti-inflamatórios não esteroides, corticosteroides, medicamentos modificadores da doença (DMARDs) e imunossupressores.


Fisioterapia e exercícios

A fisioterapia ajuda a melhorar a função articular, reduzir a rigidez e fortalecer os músculos. Exercícios regulares, como alongamentos e atividades de baixo impacto, também podem ser recomendados para manter a mobilidade e fortalecer as articulações.


Modificações no estilo de vida

Algumas mudanças no estilo de vida reduzem os sintomas e melhoraram a qualidade de vida. Isso inclui uma alimentação saudável, sem alimentos que geram inflamação no corpo, controle do peso, descanso adequado, técnicas de relaxamento e a cessação do tabagismo.


Qual profissional de saúde devo procurar?


Para o diagnóstico e tratamento das doenças reumáticas, o profissional de saúde. Ele é um médico especializado no diagnóstico e tratamento de doenças que afetam as articulações, músculos, ossos e tecidos conectivos, incluindo as doenças reumáticas autoimunes.


Ao apresentar sintomas sugestivos de uma doença reumática, marque uma consulta com um reumatologista. Esse profissional realizará uma avaliação clínica completa, revisará seu histórico médico, solicitará exames laboratoriais e de imagem, se necessário, e estabelecerá um diagnóstico adequado.


Com base no diagnóstico, ele vai criar um plano de tratamento individualizado, que pode envolver o uso de medicamentos, terapias físicas, orientações sobre estilo de vida e acompanhamento regular.


Procure ajuda!


As doenças reumáticas autoimunes não têm cura, mas o tratamento delas traz qualidade de vida ao paciente. Ao seguir as terapias corretamente, dificilmente terá os sintomas da patologia.


Espero que este conteúdo tenha ajudado a entender melhor sobre as doenças reumáticas. Se quiser mais informações ou marcar uma consulta, entre em contato com o consultório. Haaa...não deixe de me seguir no Instagram também!


botao-whatsapp-para-site_edited_edited.p
bottom of page