A medicina tem conhecimento de centenas de doenças reumáticas, mas como elas afetam a nossa vida? Confira neste post!
A medicina tem conhecimento de centenas de doenças reumáticas, ou como é popularmente conhecida, reumatismo. Porém, pelo fato delas afetarem o nosso corpo de diversas maneiras, ainda existem muitas dúvidas sobre elas.
Este problema de saúde pode causar vários tipos de sintomas na pessoa. Uma osteoporose afeta o fortalecimento dos ossos, ou a fibromialgia, que traz dores espalhadas pelo corpo.
Então, como identificar uma doença reumática? Acompanhe este post que vamos falar sobre o assunto e ajudar a esclarecer algumas dúvidas.
O que são doenças reumáticas?
O reumatismo é o conjunto de doenças que afetam o sistema locomotor (osteomuscular) e tecido conjuntivo de uma pessoa de alguma maneira. As doenças reumáticas podem causar dor nos ossos, articulações, cartilagens, tendões, ligamentos e músculos.
Por outro lado, este problema de saúde também pode prejudicar outras funções do organismo, dependendo da causa em si. Uma doença reumática pode acometer também os rins, coração, intestino, pele e até os olhos. Por isso, é bom ficar atento aos sinais que vamos trazer neste post. Eles são as primeiras dicas de que o corpo dá que algo não está certo.
Como foi dito, existem centenas de doenças reumáticas. A maioria delas não tem cura, porém o tratamento ajuda a aliviar a dor e o paciente terá uma vida normal. Dentre alguns reumatismos existem:
Artrose;
Gota;
Artrites;
Tendinites e Bursites;
Fibromialgia;
Esclerose Sistêmica, Lupus, Espondiloartropatias...;
Em suma, cada uma destas doenças citadas acima causa sintomas comuns entre elas, porém outros são bem específicos. As dores nas articulações são comuns em quase todas elas, mas a dor difusa no corpo é muito comum na fibromialgia.
Principais sinais das doenças reumáticas?
Já que estamos falando dos sintomas, confira a seguir os sinais mais típicos das doenças reumáticas. É bom ficar atento a todos, ainda mais no começo das dores. Isso porque quanto mais cedo começar a terapia, menos sofrimento o paciente terá.
Dores ao se movimentar;
Rigidez nas articulações ao acordar;
Diminuição da flexibilidade da coluna;
Dor ou inchaço nas articulações;
Febre, perda de peso, manchas no corpo;
Alterações visuais, intestinais, nas unhas;
Cansaço excessivo.
Estes sintomas afetam de forma direta a vida do paciente. Uma menor flexibilidade na coluna, por exemplo, dificulta colocar os sapatos. A dor articular dos ombros ou cotovelos atrapalha o simples fato de pentear o cabelo.
Por isso, as doenças reumáticas ao longo do tempo causam outros problemas, como ansiedade e depressão. Tudo isso afeta a nossa vida, por isso é importante se atentar para as dores.
Qualquer um pode ter reumatismo?
Muitas pessoas acreditam que o reumatismo é problema de saúde da terceira idade, aos idosos, mas não é verdade. É certo que algumas doenças são mais frequentes conforme a idade avança, mas isso não é determinante.
Qualquer pessoa — como crianças, jovens e adultos — pode ser acometida por alguma doença reumática. Esta situação também não depende de outros fatores, como sexo ou cor, mas é causada ou agravada por:
Traumas;
Obesidade;
Sedentarismo;
Estresse;
Fatores genéticos;
Má alimentação.
Se a osteoporose é mais comum em idosos, por exemplo, a artrite idiopática juvenil afeta jovens antes dos 17 anos. Como existem centenas de doenças, não há um grupo específico vulnerável.
Como diagnosticar e se cuidar?
Quanto mais se demora a diagnosticar a doença reumática, mais ela vai causar dor e afetar a vida da pessoa. Por isso, o diagnóstico precoce e o tratamento correto evitam o sofrimento e a incapacidade motora.
O diagnóstico pode ser feito pelo médico, que terá como base exames laboratoriais, clínicos e de imagens. Porém, algumas doenças como a fibromialgia, não têm um exame certo, sendo apenas clínico.
A terapia envolve uma série de profissionais em um processo interdisciplinar. O médico receita remédios, fisioterapia, massagens, exercícios físicos e até mudança na alimentação. Todas estas práticas são ligadas, ou seja, uma ajuda a outra e isso faz o paciente não ter mais dores.
Procure um médico!
Você viu que as doenças reumáticas têm várias causas e sintomas, por isso, ao perceber as dores citadas no texto, procure um médico. O indicado é um médico clínico geral que tenha formação ou experiência no assunto, ou até mesmo possa encaminhar ao especialista (reumatologista).
Espero que este post tenha ajudado a entender sobre o assunto. Se você precisar de ajuda, entre em contato comigo pelo WhatsApp para marcar uma consulta. Para mais conteúdo assim, você pode me seguir no Instagram.
Comments