top of page
Writer's pictureDra Marcela Mara

Dor muscular: como aliviar este problema com 6 dicas


Dor muscular pode ser causada por várias situações
Dor muscular pode afetar a sua rotina no trabalho, na academia, por isso é preciso cuidado

A dor muscular é um desconforto muito comum e surge na pessoa por vários motivos. Seja após um treino pesado na academia, ter dormido de mau jeito, um dia tenso e até mesmo alguma doença. Então, é algo que pode ser pontual ou até mesmo crônico.


Uma pesquisa feita pelo Ibope mostrou que 63% dos brasileiros sofrem com dores musculares, também conhecidas como mialgias, a mais de três meses. Isso dá mais de 110 milhões de brasileiros com o problema. Saber como evitar ou aliviar o sofrimento ajuda em muita coisa, desde praticar o exercício que gosta, até ir trabalhar.


Quer saber mais sobre a dor muscular e como aliviar este incômodo. Confira neste post ainda seis dicas para amenizar a situação.


O que causa a dor muscular?


A dor muscular tem várias causas, mas o importante a se observar é de que ela é um sinal enviado pelo corpo de que há algum problema. Entretanto, a pessoa deve avaliar se a dor é algo passageira, provocada por um trauma, por exemplo, ou algo mais crônico.


Dois fatores principais devem ser observados neste caso. Em primeiro lugar, analisar se a dor dura mais do que três meses e é recorrente, isso é uma característica de dor crônica. Em segundo lugar, avaliar a intensidade dela também ajuda a compreender se é algo grave ou não.


Portanto, vale destacar que a dor é um sinal de que há um problema no nosso corpo, no caso, em algum músculo. Essa mialgia é provocada por várias situações, como:

  • exercícios físicos intensos;

  • má postura;

  • tendinites;

  • bursites;

  • infecções;

  • traumas;

Entretanto, a dor muscular também tem relação com algumas doenças, como alterações na tireoide, reumatismos e doenças autoimunes. Além disso, a fibromialgia, a síndrome da fadiga crônica e a dor miofascial são doenças crônicas que têm como principal sintoma a dor muscular.


Por fim, sofrer com dores musculares afeta a qualidade de vida do paciente, principalmente na questão da mobilidade. A pessoa não consegue muitas vezes fazer tarefas simples, como se levantar, ir trabalhar, praticar um esporte ou exercício físicos. Isso acaba levando a outras doenças, como a depressão e a ansiedade.


Como aliviar a dor muscular?


Em primeiro lugar, a pessoa se atentar que se o quadro de dor muscular persistir por um longo período — mais de três meses — ela deve consultar um médico. Agora, em algumas situações de crises é possível aliviar o sofrimento com atitudes simples. Confira seis delas:


1- Compressa de água quente


A água quente relaxa o músculo e alivia a tensão que ele está sofrendo. Ainda mais se for uma situação crônica dos músculos, com um estresse contínuo na área. Ela se torna ideal para algumas dores bem específicas, como o torcicolo. O aumento da temperatura trabalha na circulação sanguínea no músculo, levando oxigênio e nutrientes para ele se recuperar.


2- Gelo na área dolorida


Além da água quente, colocar gelo na dor muscular também ajuda pelo efeito analgésico que a baixa temperatura proporciona. Quando a área está quente por causa de uma inflamação, por exemplo, o gelo ajuda a desinchar e trazer alívio. Aliás, o interessante é revezar durante o dia a compressa quente com o gelo para trazer um melhor resultado.


3- Massagens para aliviar a dor muscular


Quando feita de maneira correta, a massagem é uma ótima técnica para aliviar a dor muscular. Uma maneira natural e tradicional de tratamento, ela promove a maior circulação do sangue no músculo afetado. Isso, como foi dito, melhora a oxigenação na área. Além disso, a massagem tira os nódulos de tensão existentes. O ideal é fazer sessões com frequência e utilizar óleos para a mão deslizar facilmente na pele.


4- Relaxantes musculares


Caso a dor seja intensa ou os métodos tradicionais não aliviaram o problema, o paciente poderá fazer uso de medicamentos como relaxantes musculares. O ideal neste caso é ter se consultado com um médico para ele avaliar o caso e prescrever o remédio. Eles podem ser encontrados em forma de comprimidos, spray ou até mesmo pomadas.


5- Alongamentos


Como o próprio nome já diz, alongar o músculo é uma boa forma de evitar dores e até mesmo aliviá-las. Fazendo isso, a pessoa consegue esticar e contrair as fibras musculares de uma maneira segura e que trará alívio da dor. O ideal, para quem sofre com o problema, é fazer alongamento com frequência para a manutenção muscular.


6- Exercícios físicos


Um músculo fortalecido dificilmente vai trazer dores. Além disso, até mesmo se estiver dolorido é possível fazer os exercícios, mas de forma consciente. Ao fazer um treino forte de pernas na academia, por exemplo, a dor com certeza virá. Porém, uma caminhada no dia seguinte ajuda a aliviar. Vale também fazer um bom aquecimento para soltar a musculatura.


Faça uma consulta!


Você viu seis dicas de como aliviar a dor muscular de várias maneiras. Porém, não se esqueça: se a dor for prolongada ou causada por outros motivos mais graves, procure um médico.


Espero que este conteúdo tenha ajudado a entender melhor que a dor muscular não é apenas algo temporário e que surge por um trauma ou exercícios físicos. Várias doenças têm esta dor como sintoma. Para mais informações, siga o meu perfil no Instagram.

Bình luận


bottom of page