A enxaqueca afeta milhões de brasileiros e é uma das principais dores no nosso cotidiano. Saber cuidar dela é essencial para ela não virar crônica. Fique atento às dicas.
Uma das dores que mais atingem o brasileiro é a enxaqueca crônica.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), 30 milhões de pessoas no país sofrem com esta típica dor de cabeça. E não tem jeito, ela acaba afetando nosso dia a dia, muda o nosso humor.
As crises de enxaqueca podem ter vários gatilhos, internos ou externos, como um estresse ou o clima.
Portanto, se você sofre com esta dor de cabeça, vem comigo neste post que vamos te explicar como essa doença acaba com o nosso dia.
O que é enxaqueca crônica?
Uma crise de enxaqueca crônica dura por um período de 15 dias seguidos ou se repete por mais de três meses. A princípio, ela é uma dor de cabeça forte, que atinge mais um lado da cabeça e é bem latejante.
A enxaqueca crônica não tem cura e pode surgir como uma enxaqueca aguda no início, mas que piora a frequência e a intensidade.
Então, sempre é bom procurar um médico antes de tomar um remédio para dor de cabeça.
As pessoas que têm o sistema nervoso mais sensível são mais propensas a terem enxaquecas, isso porque as células nervosas no cérebro são mais estimuladas e produzem atividades elétricas.
Com esse excesso de eletricidade, várias funções ficam atrapalhadas, como a visão, equilíbrio e até a fala.
Sintomas da enxaqueca
A princípio, o principal sintoma da enxaqueca é a dor latejante, normalmente sentida em um dos lados da cabeça. A dor pode ser de moderada a intensa e de forma pulsátil.
Portanto, se você começar a sentir esse tipo de dor por um período parecido, procure um médico!
E é comum quando você está com enxaqueca tudo piora a dor: uma luz forte, barulhos, cheiros, exercícios...tudo isso pode agravar o problema.
Aliás, outros sintomas da enxaqueca são:
Enjoo e vômitos;
Manchas de luz no campo de visão;
Alterações no sono e alimentação;
Tonturas;
Sensibilidade à luz e ao ruído;
Dificuldade de concentração.
Alguns fatores podem explicar as causas da enxaqueca crônica, como a automedicação e o uso excessivo de analgésicos.
Quando a pessoa toma um remédio para dor de cabeça sem orientação, ela pode estar camuflando a enxaqueca e isso irá prejudicar no futuro.
Problemas reumatológicos também podem estar envolvidos com a enxaqueca, como uma dor na coluna provocada por uma má-postura.
O consumo exagerado de cafeína e derivados que são estimulantes pode desencadear uma enxaqueca também. Então, evite tomar muito aquele cafezinho durante o dia.
Tratamento da enxaqueca
Mais importante do que tratar a enxaqueca, até para ela não se tornar crônica, é ter uma boa qualidade de vida e hábitos saudáveis para ela não surgir.
Isso ajuda muito e traz benefícios ao tratamento. Então, pratique atividade física regularmente, coma alimentos saudáveis, mantenha o peso ideal, evite excesso de cafeína e estresse, não fume e tenha sempre uma boa noite de sono.
A enxaqueca crônica não tem cura, mas os sintomas podem ser amenizados com um tratamento indicado por um neurologista.
Ele poderá indicar medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, que vão trazer um relaxamento para a região da cabeça.
Bom, você viu que, como na maioria das dores crônicas, a enxaqueca pode ser evitada ou amenizada se você tiver uma boa qualidade de vida. Cuide do corpo, que a cabeça agradece!
Gostou das dicas? Aproveite nossos canais de comunicação e conte pra gente o que você achou.
Você pode também nos seguir nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram. Agora se você precisar de algum tipo de serviço, mande um e-mail e vamos te ajudar!
Comments