É muito comum e você já deve ter ouvido algum amigo ou parente falar que ele tem esporão. Ele é um problema que afeta muitas pessoas e causa dor no calcanhar. Na medicina, ele é conhecido como esporão do calcâneo ou até entesopatia de calcâneo.
Agora, o nome em si não faz tanta diferença, mas a dor que ele causa. Ele impossibilita a pessoa de fazer atividades físicas, como caminha, praticar esportes ou até ficar em pé.
Preparei este post para falar um pouco mais sobre este problema, as causas, os sintomas e, é claro, o tratamento. Acompanhe o texto e uma ótima leitura!
O que é esporão do calcâneo?
Em primeiro lugar, o esporão do calcâneo é um crescimento fora do comum do osso do calcanhar. Esta formação ocorre quando o tecido que reveste a sola do pé faz uma tração acima do normal no calcanhar. Isso gera lesão e sangramento interno na região, que se calcifica e forma a anomalia.
Esta tração em excesso da pele sobre o calcanhar pode ser provocada por vários fatores, como para os amantes da corrida, uma partida de futebol. Enfim, qualquer atividade, até mesmo laboral, que provoque esta pressão na região.
Além deste trauma, o esporão pode surgir por um acúmulo natural de cálcio na região do calcanhar. Entretanto, este já é um processo mais longo. Este problema é observado, na maioria dos casos, em pessoas acima dos 40 anos.
Apesar da dor que muitos sentem, a ausência de sintomas é observada na metade dos pacientes com o esporão. Mas para quem sente dor, ela pode ser intermitente ou até mesmo crônica. O que gera ainda mais sofrimento é se a região inflamar. Alguns fatores de risco para o esporão são:
Excesso de exercícios como corrida e saltos;
Uso de calçados inadequados;
Pés-chatos ou cavos;
Diabetes;
Obesidade.
Quais os sintomas do esporão calcâneo?
Bom, apesar de muitos pacientes não sentirem os sintomas, o principal problema do esporão calcâneo é a dor no calcanhar. A formação óssea anormal em si não causa a dor, mas sim alguma inflamação ocasionada por ela. Uma destas inflamações é a da fascite plantar. Outros sintomas são:
Dor aguda no calcanhar;
Inchaço na região;
Calor na área afetada;
Aumento dos sintomas ao fazer exercícios;
Dificuldade de caminhar;
Dor nos pés ao acordar pela manhã.
Muitos exercícios físicos e até mesmo os esportes como futebol, corrida e tênis podem piorar as dores. No primeiro momento, o sofrimento tem alívio com o repouso, entretanto apoiar o pé no chão já pode causar a dor novamente.
Enfim, mas o importante a se atentar é que o esporão não é a causa da dor em si, mas sim a inflamação em volta da lesão óssea.
Qual é o tratamento para o problema?
A pessoa tem várias alternativas de tratamento, mas o importante é procurar um médico primeiro para fazer um diagnóstico. A terapia depende também da intensidade da dor que o esporão causa na pessoa.
Em primeiro lugar, o repouso é o mais indicado, já que a pressão no pé aumenta a dor. Isso então inclui a pausa de qualquer atividade física ou esporte. Exercícios físicos devem ser feitos apenas para fortalecer os músculos na região, que vão absorver o impacto da pisada.
Então, se o paciente já estiver sentido dor, os medicamentos e até mesmo uma massagem de um especialista pode ajudar. Outros tratamentos são:
Usar palmilhas ortopédicas;
Fisioterapia;
Infiltrações;
Alongamento da fáscia plantar;
Faça um diagnóstico!
Por fim, o esporão calcâneo é de fácil diagnóstico pelo médico responsável. Exames de imagem, como um raio X ou até mesmo uma ressonância magnética podem detectar as alterações no calcanhar. Além disso, o exame clínico também é essencial.
Por isso, não deixe de procurar um médico quando começar a sentir as dores. Se este conteúdo ajudou a entender melhor o esporão, deixe um comentário aqui embaixo. Para mais conteúdo assim, é só me seguir no Instagram.
Comments