A coluna é responsável por várias funções, como sustentar o corpo, dar equilíbrio e a passar a medula espinhal, fundamental para nosso sistema nervoso. Agora, quando ela é afetada, como na estenose lombar, ela fica comprometida.
A estenosa causa muita dor porque é a compressão na medula espinhal. Isso acontece devido ao estreitamento da passagem dentro da coluna, provocado pelo envelhecimento, lesões ou doenças degenerativas, como a hérnia de disco.
Quer saber mais sobre este problema e como buscar um tratamento adequado? Continue conosco neste post!
O que é estenose lombar?
A estenose lombar é uma condição que causa muita dor e desconforto na região da coluna vertebral. É como se houvesse um estreitamento da passagem da medula espinhal e dos nervos que saem da coluna, o que leva a sintomas como dor nas costas, fraqueza nas pernas e formigamento.
Para quem sofre com essa condição, é como se a vida fosse limitada, porque simples atividades cotidianas se tornar um grande desafio. É difícil se movimentar, sentar, caminhar e até mesmo dormir vira algo doloroso.
O problema maior é que nem sempre é fácil encontrar um tratamento eficaz para a doença. Muitas vezes, são necessárias terapias multidisciplinares, envolvendo medicamentos, fisioterapia ou até mesmo cirurgia para aliviar os sintomas.
Enfim, é uma condição que causa sofrimento e limitações para quem a tem. Mas é importante buscar ajuda médica e tratamento para conseguir conviver com essa condição da melhor forma possível.
Quais os sintomas da estenose lombar?
Os sintomas da estenose lombar são extremamente incômodos e limitantes. É como se houvesse uma pressão constante na região da coluna vertebral, o que causa dor intensa, formigamento e fraqueza nas pernas.
Quem sofre com ela muitas vezes tem dificuldade em se movimentar, sentar, caminhar e até mesmo dormir pode ser doloroso. É como se a vida fosse limitada por essa condição tão debilitante.
Além disso, a doença também levar a outros sintomas desagradáveis, como cãibras nas pernas, perda de equilíbrio e sensação de dormência na região das nádegas e coxas. Enfim, dentre os principais sintomas, temos:
Dor intensa na região lombar
A dor é um dos principais sintomas da estenose lombar e pode ser tão forte que dificulta a realização de atividades simples do dia a dia.
Formigamento e fraqueza nas pernas
Esses sintomas afetam a capacidade de caminhar e até mesmo de ficar em pé por muito tempo.
Dificuldade para se movimentar
A estenose lombar costuma atingir a mobilidade do paciente, dificultando a realização de atividades simples como sentar, levantar e caminhar.
Sensação de dormência
Principalmente na região das nádegas e coxas. Esse sintoma pode ser muito incômodo e afetar a qualidade de vida do paciente.
Estenose lombar dá cãibras nas pernas
São dores intensas e involuntárias nas pernas que podem ser muito limitantes e atrapalhar as atividades cotidianas.
Enfim, esses são apenas alguns dos sintomas que o problema causa. Se você está enfrentando algum desses sintomas, é importante buscar ajuda médica para avaliar a causa e encontrar o melhor tratamento possível.
O que fazer para melhorar a estenose lombar?
Se você está enfrentando a estenose lombar, é muito difícil lidar com os sintomas diariamente. Mas, existem algumas coisas que você pode fazer para melhorar a condição e viver com mais qualidade de vida.
Exercícios de fortalecimento muscular
Fortalecer a musculatura ao redor da coluna vertebral ajuda a reduzir a pressão sobre os nervos e aliviar os sintomas.
Fisioterapia
Um fisioterapeuta pode desenvolver um plano de exercícios personalizado para ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a mobilidade.
Perder peso
O excesso de peso sobrecarrega a coluna vertebral, agravando os sintomas da estenose lombar. Por isso, perder peso vai ajudar a aliviar a pressão sobre os nervos.
Medicamentos
Analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares vão ajudar a aliviar a dor e os sintomas da estenose lombar.
Cirurgia
Em casos mais graves, a cirurgia costuma ser necessária para aliviar a pressão sobre os nervos e reduzir os sintomas da estenose lombar.
Portanto, existem várias opções de tratamento e é importante buscar ajuda médica para avaliar o seu caso e encontrar o tratamento mais adequado para você.
O que a estenose lombar pode causar?
A estenose lombar é uma condição debilitante que pode causar uma série de sintomas e complicações que afetam a vida do paciente. Além dos sintomas já mencionados, a estenose lombar leva a outras complicações, como:
perda de sensibilidade nas pernas;
dificuldade para controlar a bexiga e o intestino;
problemas de equilíbrio;
mudança postural;
problemas sexuais;
Procure um médico!
Se você está sofrendo com sintomas de estenose lombar, um médico especialista poderá fazer o diagnóstico pedindo exames, como ressonância magnética, tomografia ou raio-X.
Por isso, é fundamental procurar um médico da área para fazer o melhor acompanhamento. Se você sofre com os sintomas e quer marcar uma consulta, pode nos chamar no WhatsApp.
Comments