top of page

Febre reumática: o que é e quais são os sintomas?

A febre reumática é uma doença provocada depois de uma infecção na garganta. Por isso, é importante ficar atento aos sintomas.

A febre reumática surge por causa de uma infecção na garganta por uma bactéria específica
A febre reumática surge por causa de uma infecção na garganta por uma bactéria específica

A febre reumática é uma doença autoimune que afeta várias partes distintas do nosso corpo. Seus problemas podem ir de dores articulares até atingir órgãos mais importantes, como o coração ou o cérebro.


Essa doença surge por causa da infecção do nosso corpo por uma bactéria chamada Streptococcus, ocasionando inflamação na garganta. Ela faz a ativação do sistema imunológico, que além de atacar a bactéria, acaba destruindo também células saudáveis.


Siga nesse post que vamos explicar mais sobre a febre reumática, quando que uma pessoa pode ter e, principalmente, o tratamento!


O que é febre reumática?


Como foi dito, a febre reumática é ocasionada por um distúrbio no nosso sistema de defesa, quando somos atacados por essa bactéria. Por isso, no momento em que a pessoa tiver faringite ou amigdalite por Streptococcus, é importante fazer o tratamento completo prescrito pelo médico.


Essa doença reumática é mais comum em pessoas com histórico familiar, além de ter tido a infecção e não foi tratada de forma correta. Assim, a bactéria segue no organismo e o sistema de defesa acaba sendo afetado.


A febre também é mais comum em crianças e adolescentes, geralmente de 5 a 15 anos. Porém, não é toda infecção na garganta que ocasiona essa doença reumática, sendo necessária a predisposição herdada dos pais. A inflamação na garganta traz febre, dor na região, vermelhidão intensa e caroços no pescoço.


Aliás, apesar do nome, no caso da febre reumática em si, nem todas as pessoas apresentam febre. Isso é ocasionado apenas no quadro de infecção da garganta pela bactéria.


Quais os sintomas da doença?


Se a febre não é um sintoma dessa doença reumática, quais são então? A doença é algo que acontece provocada pela infecção e, dentre os principais sintomas, estão:

  • artrite;

  • problemas no coração;

  • coreia;

  • fraqueza nos braços e pernas;

  • lesões vermelhas pelo corpo.

Em relação às artrites, o paciente sofre com dor intensa, principalmente, nos joelhos e tornozelos. Já quando afeta o coração, a febre reumática provoca inflamações em camadas do órgão. Agora, a coreia é um movimento involuntário do corpo, na maioria das vezes na face. Os distúrbios não são rítmicos, mas são rápidos.


Os sintomas costumam aparecer tempos depois da infecção na garganta causada pela bactéria. Eles tendem a aparecer entre 2 semanas ou até seis meses, podendo durar vários meses.


É claro que os sintomas articulares prejudicam o paciente, entretanto, os problemas neurológicos e cardíacos devem ter uma atenção especial. Os sintomas no coração incluem falta de ar, dor no peito, tosse e inchaço nas pernas.



Um dos sintomas da febre reumática é a artrite
Um dos sintomas da febre reumática é a artrite


Como é feito o tratamento?


Em primeiro lugar, a febre reumática tem cura. Os sintomas são amenizados com remédios prescritos por um médico especialista. Entretanto, em casos mais graves, o médico indica a internação hospitalar.


Agora, confirmada a febre reumática, o primeiro passo é eliminar a bactéria do corpo, sendo indicado um antibiótico. Depois disso, é preciso cuidar dos outros sintomas, como a artrite, o problema no coração e assim por diante.


Para não ter nenhum tipo de recaída, o médico costuma indicar o uso do antibiótico por 21 dias. Caso contrário, se a criança não seguir a terapia completa e ter contato de novo com a bactéria, a febre reumática irá retornar.


Procure um médico especialista!


Em suma, a febre reumática é importante tratar no início dos sintomas, por isso procure um médico o mais rápido possível. O diagnóstico é feito por um exame clínico na criança, analisando dores articulares e sopro cardíaco. Além disso, o médico costuma solicitar exames de sangue.


Espero que esse conteúdo tenha ajudado a entender um pouco mais sobre a febre reumática. Para mais conteúdo assim, siga o meu perfil no Instagram!

Kommentare


botao-whatsapp-para-site_edited_edited.p
bottom of page