Hérnia de disco lombar pode gerar dores nas costas e afetar a qualidade de vida do paciente. Confira tudo sobre este problema!
As dores nas costas fazem parte da vida de muitas pessoas, seja de forma esporádica ou algo mais rotineiro. Porém, quando se tem uma dor que irradia às pernas e toda atividade se torna difícil, isso pode ser hérnia de disco lombar.
E este problema é mais comum do que muitas pessoas imaginam. Para se ter ideia, 40% das pessoas com lombalgia apresentam a hérnia, ainda mais entre os 40 a 50 anos. De acordo com os órgãos de saúde, a prevalência da doença é em homens acima de 35 anos.
Nesse sentido, é importante tomar cuidado com nosso estilo de vida para não sofrer com a dor causada pela hérnia. Agora, quer saber mais sobre ela? Confira neste post que preparamos sobre o assunto.
O que é hérnia de disco lombar?
A hérnia é o deslocamento do disco que fica entre as vértebras da coluna, ocorrendo com frequência na região lombar. Esta área é a parte inferior das costas e tem maior incidência por ter muita mobilidade.
Porém, a hérnia de disco em si também pode surgir na região cervical, perto do pescoço, também por ser de bastante movimento. Enfim, este desvio no disco leva a compressão do canal vertebral e dos nervos, que pode causar a dor.
Estes discos servem como amortecedores para os ossos da coluna, evitando assim o atrito entre eles. Quando são pressionados, podem mudar de forma ou então romperem, comprimindo, como dissemos, as raízes dos nervos.
Vários fatores podem provocar a hérnia de disco lombar, principalmente o envelhecimento, a má postura, obesidade ou algum trauma. Neste último caso, carregar peso em excesso ou sem proteção pode provocar este problema. Além disso, até mesmo o sedentarismo pode ser uma causa, com o enfraquecimento dos músculos das costas que suportam a coluna.
Para quem não conhece, a região lombar é composta por cinco vértebras — L1 a L5 —e a localização mais comum para a hérnia de disco é entre a quarta e a quinta vértebra. Outro ponto que pode surgir também é na última, que faz a ligação com a região do sacro.
Quais os principais sintomas?
O importante é perceber os sintomas da dor causada pela hérnia de disco lombar o quanto antes para não agravar a situação. Por isso, fique atento aos sinais que surgem no dia a dia, como estes abaixo:
Formigamento nas pernas;
Dor no final da coluna;
Dor nos glúteos e pernas;
Dormência nestas áreas;
Fraqueza para se levantar;
Queimação nas costas ou glúteos;
Dificuldade para andar.
Dor ao deitar para dormir;
Dificuldade para segurar a urina;
Se a maioria destes problemas durar — ainda mais as dores nas costas — por três meses, é um sinal de dor crônica. Vale destacar, inclusive, os sintomas mais comuns, que são as dores onde ocorreu a lesão no disco em si.
O mesmo vale para a hérnia de disco cervical, mas o formigamento nestes casos acontece nos braços, ombros e mãos. Este sofrimento é aquele clássico “dor chata”, que não melhora e não existe uma posição confortável para ficar.
Os sintomas de incontinência urinária e a fraqueza nas pernas são bem comuns quando o problema se agravou. Acima de tudo, ao perceber estes incômodos é importante procurar uma ajuda médica imediata.
Como é o tratamento?
A hérnia de disco lombar pode causar uma dor que impede a pessoa ter uma vida normal. Então, o tratamento deve começar assim que for feito o diagnóstico. A terapia é multimodal, isso é, ocorre em várias frentes ao mesmo tempo.
Em primeiro lugar, o tratamento inclui remédios como anti-inflamatórios, analgésicos e até relaxantes musculares. Isso ajuda a reduzir a contração muscular na região e também ameniza a dor em si. No mesmo patama, a fisioterapia entra como um pilar forte contra as dores. Ela não só ajuda a aliviar o sofrimento, mas também a recuperar a mobilidade perdida na região.
Quanto mais sessões a pessoa conseguir fazer, melhor será a recuperação, porém é importante não sobrecarregar. O fisioterapeuta poderá criar um programa mesclando vários estímulos e fortalecendo a musculatura das costas.
Agora, em casos mais graves ou quando os tratamentos não surtirem efeito, o médico pode sugerir a cirurgia. Existem várias técnicas, porém a intenção no caso é retirar a parte do disco que está comprimindo os nervos.
Procure um médico especialista!
Para diagnosticar a hérnia de disco lombar, o médico se baseia no exame clínico, mas também em imagens. Neste caso, o raio x, eletroneuromiografia, a tomografia e a ressonância magnética já darão o panorama necessário para o profissional.
Espero que este conteúdo tenha ajudado a entender melhor sobre a hérnia de disco e como perceber os seus sintomas. Se você gostou do conteúdo, deixe um comentário sobre o que achou e não se esqueça de seguir o nosso Instagram!
Comments