top of page

Microbiota Intestinal: Qual é a relação dela com as dores crônicas?

A flora intestinal é importante para o funcionamento do sistema digestivo e para outras situações, como amenizar dores crônicas.


A flora intestinal também tem papel importante no tratamento de dores crônicas

Muita gente nem imagina a relação entre o funcionamento do intestino com as dores, entretanto, eles têm várias coisas em comum devido, principalmente, a microbiota intestinal. Mas afinal, qual é a relação dela com as dores crônicas?


Bom, a dor crônica está ligada a outros processos no organismo que não apenas o local da dor em si e, como em uma via de mão dupla, se você melhorar algum aspecto do seu corpo, como o sistema digestivo, ele poderá te ajudar a encarar a dor.


Por isso, quero mostrar neste post qual é a relação entre microbiota intestinal e a dor crônica e como podemos fazer com que o nosso intestino ajude no tratamento. Uma boa leitura!


O que é microbiota intestinal?


Talvez você não conheça o que seja microbiota intestinal, mas já ouviu falar da flora intestinal. Pois é, os dois termos significam a mesma coisa e se referem aos micro-organismos que vivem no nosso sistema gastrointestinal.


Estes micro-organismos podem ser vírus, fungos e bactérias – mas fique tranquilo, todas são do bem -, que vivem em milhões no sistema digestivo. Eles são responsáveis por várias funções no nosso organismo, como produzir enzimas, vitaminas, trabalhando na absorção dos nutrientes e dos minerais ingeridos na alimentação.


A flora intestinal atua também em outras funções como fortalecer o nosso sistema imunológico e, apesar de ela ser algo produzido naturalmente pelo nosso corpo, muitas vezes pode não estar em um nível satisfatório.


Isso acontece muito quando temos um problema intestinal, como uma diarreia. Esse desequilíbrio facilita o surgimento das bactérias ruins para o nosso corpo. Por isso, muitas vezes é importante tomar medicamentos para repor as bactérias boas, chamadas de probióticos.



Uma flora intestinal desregulada pode causar inflamações no organismo, como nas articulações


Microbiota intestinal e a dor crônica


A microbiota intestinal é importante para a manutenção da saúde da pessoa, principalmente, relacionada à imunidade dela. Como disse, uma alteração no sistema digestivo, como a diarreia ou a obstipação crônica, acontece pelo desequilíbrio da flora intestinal.


A instabilidade da microbiota também pode fazer com que os micro-organismos patogênicos – os que causam doenças – se proliferem no trato gastrointestinal. Estas bactérias patogênicas podem liberar toxinas, por exemplo, que serão absorvidas pelo nosso corpo, surgindo, com isso, os distúrbios inflamatórios no próprio sistema digestivo ou em outra parte do corpo.


Todo esse processo pode desencadear vários fatores ruins para o corpo, como dores articulares, reações alérgicas e autoimunes. Alguns dos problemas de saúde que essa situação pode causar são:


  • síndrome do intestino irritável;

  • doença celíaca;

  • intolerância à lactose;

  • câncer no reto;

  • artrite;

  • lúpus.

Falando também de dores crônicas, as alterações da flora intestinal podem afetar o tratamento da dor musculoesquelética, já que esse desequilíbrio atinge a resposta inflamatória da pessoa, podendo intensificar as dores e provocando as artrites e outras dores.


Outro ponto é que, se a pessoa consumir alimentos aos quais é alérgica ou tem intolerância, por exemplo, pode causar também dores crônicas no sistema musculoesquelético e até enxaqueca.



Ter bons hábitos alimentares ajuda na regulagem da flora intestinal e a amenizar dores


Hábito alimentar afeta a flora e a dor


O consumo acima do normal de alimentos ultraprocessados, embutidos, industrializados e afins pode potencializar a inflamação no organismo e também a transmissão de impulsos dolorosos no organismo.


Isso porque ao consumir estes alimentos, eles afetam a nossa flora intestinal e desregula a quantidade dos probióticos – as bactérias boas, lembra? - fazendo aumentar o processo inflamatório. Além disso, outros costumes podem interferir como o consumo de bebida alcoólica em excesso, o tabagismo e o uso desregulado de medicamentos.


Em termos técnicos, esse desequilíbrio tem um nome e é chamado de disbiose, afetando a absorção de nutrientes, o que causa falta de vitaminas e minerais no organismo, facilitando o processo inflamatório.


Harmonia com a alimentação


Por isso, como sempre digo em meus posts, o tratamento da dor crônica não é algo isolado, é preciso atuar em várias frentes como medicação, exercícios físicos, alimentação adequada como os principais pilares.


Evitar alimentos que desregulem nossa microbiota intestinal é fundamental para uma vida com mais qualidade e com menos. Aliás, é importante colocar na dieta alimentos que melhoram nossa flora, como:


  • Feijão

  • Chicória

  • Alcachofra

  • Iogurtes

  • Leites Fermentados

  • Cebola

  • Alho

Procure por um especialista!


Se você sofre com problemas no sistema gastrointestinal, é importante procurar um médico especialista na área, além disso, um nutricionista pode ajudar no cardápio pensando em uma alimentação boa para a flora intestinal.


Caso você sinta dores crônicas, um médico especialista em dor pode ajudar no tratamento multidisciplinar, agindo em várias frentes para amenizar as dores e você poderá ter uma vida normal.


Gostou deste conteúdo? Aproveite nossos canais de comunicação e conte para a gente o que você achou. Confira mais conteúdo no nosso blog!

Fique ligado também nas nossas redes sociais para mais informações sobre o tratamento da dor e qualidade de vida. Estamos no Facebook e no Instagram.


Agora se você precisar de algum tipo de serviço, mande um e-mail ou um WhatsApp que vamos te ajudar!

댓글


bottom of page