top of page

Nutracêuticos: Confira como eles podem ajudar o paciente no enfrentamento da dor crônica

Os nutracêuticos são uma fonte importante de nutrientes que podem ajudar o corpo a amenizar os problemas com as dores crônicas, servindo como tratamento complementar.




Os nutracêuticos são nutriente retirados os alimentos e concentrados em cápsulas, comprimidos ou em pó

A dor crônica exige um enfrentamento em diversas frentes que devem ser inseridas na rotina do paciente. Seja medicação, exercícios físicos, tratamentos complementares e uma dieta saudável. Neste último item, os nutracêuticos podem ajudar a amenizar a dor.


Isso porque o nosso organismo também precisa de nutrientes e outras substâncias para atuar no combate à dor crônica. Mas aí você pode perguntar: “os alimentos já não fazem isso?” Sim, ajudam, entretanto, os nutracêuticos são consumidos na medida correta para cada pessoa.


Você quer saber o que são os nutracêuticos? Como eles podem te ajudar a combater a dor crônica? Confira com a gente neste post.


O que são nutracêuticos?


Os nutracêuticos são uma espécie de suplementação alimentar, com a extração de compostos dos alimentos e que trazem benefícios para o nosso corpo. A palavra á uma combinação entre nutrição e farmacêutico, portanto, pode ser considerado um “remédio tirado do alimento”.


Ele pode ser usado como uma forma complementar para o tratamento de alguma doença ou dor crônica, justamente por ser uma fonte alimentar que oferece um benefício extra para a saúde, como vitaminas e minerais.


O termo serve para definir um nutriente específico de um alimento, mas não é o alimento em si e também não é puramente um medicamento. Quer ver um exemplo prático?


A casca da uva tem um nutriente que se chama resveratrol, que é muito bom para o nosso organismo na proteção de infecção por fungo ou bactéria. Este nutriente pode ser transformado em um nutracêutico para o consumo. Ele é extraído da fruta e transformado em pó, cápsulas ou comprimido.


Viu? Ele não é literalmente a uva em si, mas também não é puramente um medicamento, trabalhando mesmo como um suplemento alimentar. Eles são compostos bioativos que ajudam a suprir as necessidades do nosso corpo.



A palavra á uma combinação entre nutrição e farmacêutico, portanto, pode ser considerado um “remédio tirado do alimento”.


Mas como eles ajudam a combater a dor crônica?


Sabemos que os alimentos em si trazem muitos benefícios para nossa saúde e ajudam a tratar ou evitar doenças e dores. Agora, imagine os nutrientes destes alimentos concentrados em uma cápsula, em pó ou em um comprimido.


Alguns nutracêuticos ajudam no enfrentamento da dor crônica porque são anti-inflamatórios, um dos fatores da dor. Por isso, eles são fundamentais na rotina alimentar de uma pessoa com problemas crônicos de dor.


Um dos nutracêuticos mais famosos, que está na moda, é o colágeno. Ele é uma proteína que o nosso corpo produz, mas também é encontrado em alimentos como a carne vermelha, frango, peixes e gelatina.


A cartilagem que protege o atrito entre nossos ossos é feita de colágeno. Quando a pessoa tem problemas como inflamação crônica, fraqueza muscular, envelhecimento natural as nossas articulações sofrem com o desgaste. O colágeno ajuda a promover o alívio significativo da dor e retarda a degeneração articular, além de diminuir a inflamação.


Ele é só um dos exemplos que os nutracêuticos ajudam no enfrentamento da dor. Outros que também auxiliam são a cúrcuma, o magnésio e o ômega 3. Todos eles têm função anti-inflamatória, o que ameniza o sintoma da dor.


Outros nutracêuticos que ajudam na nossa saúde são:


  • Probióticos: Ajudam no funcionamento do intestino e a flora intestinal. Um intestino preso ou muito solto pode provocar dores na região lombar, no ciático, articulares e circulatórias, podendo até estar relacionada com a fibromialgia.

  • Licopeno: Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e é encontrado na melancia, na goiaba e no tomate.

  • Catequinas: Elas têm ação antioxidante e ajudam a combater placas de gordura no organismo. São encontradas no chá preto.


Qual a diferença entre nutracêuticos e alimentos funcionais?


Muita gente tem dúvida sobre as diferenças entre os nutracêuticos e os alimentos funcionais. Como dissemos, os nutracêuticos são uma parte do alimento, um bioativo, um nutriente, uma proteína.


Enquanto isso, o alimento funcional é o alimento em si, que já está na sua forma de consumo. Os nutracêuticos funcionam como uma suplementação vitamínica, mineral, mas são fornecidos na forma de cápsulas, comprimido ou então em pó.


O alimento funcional é ele em si, na sua forma in natura. A uva, por exemplo, é um alimento funcional, enquanto o resveratrol é um nutracêutico.


Os nutracêuticos podem ser confundidos também com um suplemento alimentar. Apesar de ser um tipo, o nutracêutico é um pouco diferente porque tem composto bioativo vindo dos alimentos em doses superiores. O suplemento alimentar muitas vezes não têm esse bioativo.



É importante ter uma orientação médica ou de um nutricionista para tomar


Qualquer um pode tomar?


Os nutracêuticos trazem benefícios para a saúde, principalmente para dores crônicas, mas é preciso ficar atento a alguns pontos. Um destes pontos é avaliar se ele realmente entrega aquilo que é prometido.


Isso acontece porque, muitas vezes, o produto pode ter a substância que você precisa, mas não na quantidade que você precisa. Com isso, o nutracêutico pode não trazer o benefício que você esperava.


O importante também é consumir com a indicação de um médico ou um nutricionista. Isso porque ele saberá qual a quantidade recomendada e necessária para você e quais as consequências para a sua saúde, como uma intolerância ao produto e problemas como pedras nos rins ou algum outro tipo de problema.


Gostou deste conteúdo? Aproveite nossos canais de comunicação e conte para a gente o que você achou. Confira mais conteúdo no nosso blog!


Fique ligado também nas nossas redes sociais para mais informações sobre o tratamento da dor e qualidade de vida. Estamos no Facebook e no Instagram.


Agora se você precisar de algum tipo de serviço, mande um e-mail ou um WhatsApp que vamos te ajudar!


Comments


bottom of page