Confira os sintomas e como tratar essa doença incurável, mas que permite tratamento adequado para uma vida normal.
Dor nas costas, rigidez nas articulações. Diagnóstico: Espondilite Anquilosante.
Uma doença incurável, que pode assustar pelo nome, mas que tem tratamento, principalmente no início, que ajuda a combater os principais sintomas e melhora a qualidade de vida do paciente.
Vou te ajudar a entender mais o que é Espondilite Anquilosante neste post especial.
Começamos pela definição: a Espondilite Anquilosante é um tipo de artrite, que afeta principalmente as articulações da coluna. Ela causa rigidez e dor nas costas. Pode também atingir outras partes do corpo, como joelho, ombros e quadris.
Como expliquei no início, é uma doença que não tem cura e pode acompanhar a pessoa pela vida inteira.
Mas fique tranquilo porque se você foi diagnosticado com a Espondilite Anquilosante, pode ter uma boa qualidade de vida seguindo os tratamentos indicados.
Confira algumas dicas de como ajudar a conviver com a doença e o que deve se evitar para não agravar os sintomas.
O que é Espondilite Anquilosante?
Espondilite Anquilosante é uma doença autoimune crônica e inflamatória, lembrando um tipo de artrite. Além de afetar principalmente a coluna, como dissemos no início do post, a espondilite pode afetar, em casos mais graves:
Olhos
Pulmões
Pele
Coração
Intestino
Para não ter dúvidas sobre o que é a doença, vamos analisar o nome. A palavra “espondilite” significa inflamação da coluna. Já “anquilosante” quer dizer que dois ossos se juntaram e formaram um só.
Então quer dizer que a doença ataca o tecido da coluna, tornando suas articulações mais duras e, com isso, menos flexíveis. Por isso, surgem as dores crônicas, principalmente na região lombar.
O que causa a Espondilite Anquilosante?
Ainda não se sabe o que causa a doença, mas o que é conhecido até agora é que ela é uma doença autoimune. O que isso significa? Significa que o nosso sistema imunológico, responsável por defender o nosso corpo, passa a atacar os nossos tecidos.
Em uma doença autoimune, normalmente, as articulações são os primeiros pontos de ataque, como as articulações da coluna.
A espondilite costuma acometer mais aos homens do que às mulheres, na faixa etária de 20 a 40 anos. Os sintomas começam a surgir no fim da adolescência. Muitas vezes, a doença ocorre em pessoas da mesma família.
Quais os sintomas da Espondilite Anquilosante?
O principal sintoma da doença é uma dor na região lombar, que pode irradiar também para outras regiões do corpo, como as pernas, quadris ou ombros.
Como nenhuma dor é normal no nosso corpo, quando você estiver com sintomas assim deverá procurar um médico.
A dor na Espondilite Anquilosante persiste por mais de três meses. A dor costuma ser mais forte durante o repouso, por isso, muitas vezes, ela é mais intensa quando a gente acorda.
Quem tem a doença também sente um aumento na curvatura da coluna, além de sentir o enrijecimento da coluna e dores na hora de respirar, já que o tórax fica mais rígido também.
São sintomas que costumam ir e voltar com certa frequência. Mas é bom ficar atento também para outros sintomas da doença, que muitas vezes não são relacionados a ela.
Gripe
Cansaço
Perda do apetite e peso
Anemia
Como diagnosticar a doença?
Apesar de não ter um teste específico para a doença, um reumatologista pode facilmente diagnosticar a Espondilite Anquilosante.
Ele leva em consideração vários fatores, como o histórico do paciente – sobre os sintomas descritos por ele na consulta.
O médico também faz exames físicos com o paciente, analisando as costas dele e verificando se há espasmos musculares. Além disso, exames sanguíneos e de imagens, como um raio-X ou ressonância magnética, ajudam a confirmar o diagnóstico.
Qual o tratamento da Espondilite Anquilosante?
A Espondilite Anquilosante é uma doença que não tem cura, mas o seu tratamento, principalmente se for precoce, ajuda a dar uma qualidade de vida melhor para o paciente.
Por isso, quem tem a doença é importante saber o que se pode fazer, que tipo de exercício praticar e o que é bom evitar. Até pelo fato de ser incurável, o tratamento é para a vida toda.
O importante então é aliviar as dores e reduzir o risco de uma deformidade, melhorando assim a mobilidade da coluna e outros membros.
Uma grande aliada no tratamento é a fisioterapia. Esse acompanhamento ajuda o paciente a ter uma sequência de exercícios que vão melhorar a postura, a respiração (lembra que eu falei que a doença ataca a caixa torácica?)
Além disso, a fisio sempre fortalece os músculos e favorece a mobilidade das articulações. A academia deve ser feita dependendo de cada caso.
Já na questão da medicação, ao paciente é receitado tomar anti-inflamatórios, analgésicos e também relaxantes musculares. Lembre-se que é sempre importante ter a prescrição médica antes de tomar qualquer medicação, hein?
Se o caso for mais grave, o paciente poderá ser submetido a uma cirurgia, caso for necessário substituir a articulação do quadril.
Como a doença pode causar fibrose pulmonar, o cigarro é contraindicado. Mas, aliás, ele nunca é bom para nada, não é mesmo?
Ter uma dieta balanceada ajuda a controlar o peso e, consequentemente, melhora sua condição física.
A Espondilite Anquilosante é uma doença crônica, mas seu tratamento correto fará o paciente conviver com a doença sem problemas e levando uma vida com saúde.
Se você gostou desse post, curta e deixe o seu comentário, isso é muito importante para a gente. Se você tiver mais dúvidas, procure um reumatologista.
Você pode também me seguir nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram. Agora se você precisar de algum tipo de serviço, mande um e-mail e vamos te ajudar!
Parabéns pela matéria,veio esclarecer várias dúvidas.gostaria de saber se já se tem algum tipo de benefícios do INSS,para nós pois eu mesma ,estou totalmente incapacitada,para fazer qualquer tipo de trabalho,por mais lêve que seja, estava aposentada mas cortaram a 4 anos, o o
INSS,simplesmente cessou meu benefício,alegando, que estou apta.mesmo não conseguindo
Nem varrer uma casa.eles. Acharam que estava mentindo.o que fazer? Estou muito mal me ajude pfv..,