Se existe uma região no nosso corpo que sempre sofre com dores são as costas. Mas o que causa dores crônicas nas costas? É importante ficar atento aos sinais e procurar um médico.
A dor nas costas afeta milhares de pessoas e é o problema que mais afasta trabalhadores no Brasil. Mas e quando ela deixa de ser algo leve e pontual para se tornar mais grave? Afinal, o que causa dores crônicas nas costas?
A princípio, as dores crônicas duram por mais de três meses ou continuam mesmo com a lesão curada. Então, como podemos ver, é algo mais insistente do que uma dor aguda.
Agora, se você quiser saber mais sobre as dores crônicas nas costas, como elas podem surgir e como evitá-las, acompanhe neste post.
O que causa dores crônicas nas costas?
Antes de mais nada, a dor crônica nas costas é causada por vários fatores. Ela não está ligada apenas a uma lesão muscular ou na coluna vertebral. Portanto, é preciso ter cuidado com uma séries de situações.
Por outro lado, é difícil classificar algo anormal, porque a dor crônica muitas vezes não tem uma razão aparente. Além disso, ela tende a aumentar, na força e na frequência, com o passar do tempo.
Como dissemos, se a dor durar mais de três meses é importante consultar um médico especialista, ainda mais quando a dor:
causar cansaço;
atrapalhar a rotina da pessoa;
for intensa, originada ou não por lesão;
durar mais de 90 dias;
tiver sintomas além da dor (inchaços, formigar, febre ou até aumento de temperatura local).
Na questão da lesão, a dor nas costas pode surgir por um acidente, uma queda, mudanças na coluna durante o crescimento, levantar algo pesado. Uma dor aguda, quando é mal tratada, tem grandes chances de se tornar crônica.
Quem pode ter dor nas costas?
Acima de tudo, o importante é destacar que qualquer pessoa pode ter dores crônicas nas costas, desde um jovem até um idoso. Entretanto, é mais provável que você sofra deste problema devido aos casos a seguir.
Musculatura das costas
A dor nas costas é comum em pessoas que estão fora de forma, que não tem os músculos da região fortalecidos. Por isso, é válido sempre praticar exercícios físicos.
Por outro lado, tenha a ajuda de um educador físico, já que você também pode sentir dor nas costas com a sobrecarga na região. Ainda mais depois de um período longo de inatividade.
Obesidade
Não tem jeito, carregar alguns quilos a mais está ligado a dores nas costas. E como a obesidade é algo de longo período, a dor associada à ela não é aguda, mas sim crônica. Além disso, ela traz problemas como insônia, estresse e o sedentarismo.
Riscos no trabalho
Trabalhos que exigem levantar peso, como carregar caixas, empurrar algo, geram lesões nas costas. Da mesma forma, trabalhar por horas sentado em uma cadeira nada ergonômica e com uma postura errada provoca dores. A mais famosa neste caso é a lombalgia (coluna lombar).
Idade também influencia
Conforme os anos passam, alguns problemas de saúde também causam dores crônicas nas costas. A osteoporose, por exemplo, apesar de não ser referente só com a idade, pode trazer dores por causa das microfraturas na coluna.
Quais os sintomas das dores nas costas?
Não é apenas a dor na região em si que é um sintoma. Algumas outras dores podem “avisar” que você pode ter um problema crônico nas costas, como:
Nas nádegas;
Nas pernas;
Ao se levantar;
Ao dobrar a coluna;
Em repouso;
Sentado;
Dormência;
As dores nas costas podem ser causadas, como dissemos, por trauma, hérnia de disco ou um osso quebrado. Além disso, artrose, artrite, tumores, osteoporose, espondilite anquilosante, entre outras doenças autoimunes.
Como é diagnosticada?
Há várias maneiras de o médico diagnosticar uma dor crônica nas costas, como um raio x, outros exames de imagem, varredura óssea e de sangue. Entretanto, o exame clínico já dá o caminho. Como uma conversa para saber quando a dor começou, onde dói mais, o que piora ou melhora a dor.
Você viu o que causa dores crônicas nas costas, então, basta tomar cuidado com os fatores de risco e, se a dor aparecer, procurar um médico. Espero que este conteúdo tenha ajudado a tirar suas dúvidas. Se ficou mais alguma, é só entrar em contato com a gente. Se quiser, siga a gente no Instagram para mais conteúdo.
Comments