A hérnia de disco é um problema na coluna que pode tanto não gerar dor para o paciente, mas também pode ser incapacitante. Para você que tem a doença, quando esta segunda situação surgir, é preciso saber o que fazer para aliviar a hérnia de disco.
De acordo com dados do IBGE, mais de cinco milhões de brasileiros sofrem com esta enfermidade. Amenizar a dor e ter uma rotina normal envolve uma série de fatores, tanto de tratamento como de atitudes no dia a dia.
Confira mais sobre o assunto neste post, que vamos trazer também algumas dicas para suavizar as dores que possam aparecer. Uma ótima leitura!
Quando a hérnia de disco dói?
A hérnia de disco é quando os “amortecedores” da coluna sofrem uma lesão ou deslocamento. Eles são chamados de discos e ficam entre as vértebras da coluna para evitar o atrito. Ele é formado por um núcleo gelatinoso e uma borda mais resistente — que chamamos de anel fibroso.
O problema da hérnia é quando o disco é deslocado ou até mesmo rompido, fazendo o núcleo extravasar. Apesar de ser mais comum na região lombar, esta situação pode ocorrer em qualquer parte da coluna e irritar um nervo próximo. Assim, dependendo de onde está a hérnia, isso pode causar dor e outros sintomas, como dormência nos braços ou pernas.
Entretanto, estudos de prevalência mostram que mais de 60% dos casos de hérnia de disco diagnosticados em exames são assintomáticos. Assim o paciente pode ter a lesão diagnosticada por imagem, mas não ter dor. Em suma, o sofrimento acontece mesmo quando o nervo da coluna é comprimido.
Isso explica porque muitos pacientes têm a enfermidade, mas não apresentam sintomas. Enquanto outros acabam tendo dores incapacitantes. Tudo vai depender da gravidade e se a hérnia comprime o nervo. Dentro das classificações, existem três graus da hérnia.
Protusão discal
É quando o paciente pode não apresentar sintomas, porque o núcleo do disco não saiu o suficiente para comprimir o nervo da coluna.
Extrusão
Neste grau, o paciente já sente alguns sintomas, como formigamento. A dor ainda não é intensa e nem o principal sintoma, porque o líquido de dentro do disco ainda não saiu por completo.
Sequestro
A hérnia de disco sequestrada é quando todo o núcleo saiu, podendo então comprimir as raízes do nervo. Isso costuma gerar dores de várias intensidades e até incapacitantes.
O que fazer para aliviar a hérnia de disco?
Agora que você entendeu o que é o problema, vamos focar no que fazer para aliviar a hérnia de disco. Existem vários tipos de tratamentos, dos mais convencionais até mesmo o cirúrgico. É claro, que tudo vai depender da gravidade do problema.
O primeiro de tudo é procurar um médico quando os primeiros sintomas começarem. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhor será os efeitos e a qualidade de vida do paciente. Agora, em se tratando de terapias em si, podemos citar:
Medicamentos
O médico poderá prescrever vários tipos de remédios, como anti-inflamatórios que ajudam a diminuir a inflamação e a dor causada pela compressão. Os analgésicos também têm o poder de amenizar a dor e o desconforto provocado pela compressão do disco vertebral.
Agora, a hérnia de disco também costuma gerar espasmos musculares, principalmente nas costas e nas pernas. Neste sentido, a prescrição de relaxantes musculares aliviam o problema. Em situações mais graves, o médico costuma receitar anticonvulsivantes ou até mesmo injeção de corticoides na coluna, no chamado Bloqueio da Dor. Assim, o paciente terá a inflamação reduzida no local da dor.
Fisioterapia
Tanto nas crises como para evitar a dor, em uma atitude de prevenção, a fisioterapia também é uma ótima aliada. Em uma sessão, o paciente aprende exercícios e posições que reduzem o sofrimento e até mesmo fortalecem a região. Com músculos fortalecidos, as crises tendem a ser menores porque evita a sobrecarga na coluna.
O tempo de tratamento pela fisioterapia varia muito de acordo com a intensidade da dor, podendo até ser contínuo para trazer benefícios a longo prazo.
Terapias complementares
Além da fisioterapia, o paciente tem como arma para aliviar a dor outras terapias complementares. Quando elas são inseridas na rotina, a pessoa terá benefícios a longo prazo, como qualidade de vida e menos chances de ter uma crise.
Além disso, o mais interessante destas terapias é que elas reduzem o consumo de medicamentos. Vale lembrar que muitos dos remédios citados acima, como os anti-inflamatórios, não devem ser usados com muita frequência. Isso pode desencadear problemas no estômago, por exemplo.
Acupuntura: As agulhas inseridas em pontos de pressão provocam uma ação analgésica natural do organismo.
Massagem: O relaxamento muscular ajuda a combater os espasmos, assim como o alongamento. Mas é importante ser feita por profissionais qualificados, que entendam de doenças da coluna.
Pilates: Ele ajuda a fortalecer a coluna, diminuindo a pressão e estabilizando a hérnia de disco. Assim, a pessoa tem um alívio da dor, além de uma melhora na postura e no alongamento.
RPG: A Reeducação Postural Global atua na prevenção e tratamento de disfunções posturais, dores lombares e a hérnia de disco. Ela age, principalmente, na funcionalidade da pessoa, que consegue ter uma rotina normal.
Faça um diagnóstico!
Você viu quanto dá para fazer para aliviar a hérnia de disco? Mas o importante mesmo é procurar um médico que irá fazer um diagnóstico completo, com ajuda de exames, como os de imagem.
Espero que este conteúdo tenha ajudado a entender melhor a dor. Caso tenha os sintomas da hérnia de disco, marque uma consulta com um médico da área.
Comments