A gota é uma doença crônica de origem autoinflamatória. Ela é provocada quando tem o excesso de ácido úrico no nosso sangue, criando cristais que se acumulam nas articulações.
A gota é uma doença reumática comum no Brasil e, segundo um estudo publicado por uma revista científica, tem aumentado no mundo de uma forma graduada, no entanto, muitas pessoas não sabem o que pode causar gota?
Segundo a revista científica “Arthritis & Rheumatology”, houve um aumento de 5% na população com a doença de 1990 para 2017. Atualmente, 41 milhões de caso no mundo inteiro.
Mas o que é a gota e como ela surge? Quais sãos os principais sintomas? Confira neste post que preparamos sobre esta doença reumática tão conhecida.
O que pode causar gota?
A gota nada mais é do que uma doença inflamatória que atinge as articulações, principalmente na região dos pés. Isso acontece devido ao aumento do ácido úrico no sangue, o que chamamos de hiperuricemia.
O ácido úrico forma cristais que se acumulam em algumas regiões do corpo e podem causar inflamação e dor severa nas articulações. Isso acontece na maioria das vezes em homens de meia-idade, sendo incomum em mulheres e jovens.
Alguns fatores ajudam a desencadear crises de gota nas pessoas que têm esta pré-disposição, como:
Ingestão de álcool
Dieta rica em purina (carne bovina, frango, bacon, frios, embutidos)
Trauma físico
Doenças graves e súbitas
Cirurgias ou quimioterapias
Uso de diuréticos
A purina encontrada nestes alimentos citados são substâncias que, quando metabolizados pelo organismo, formam o ácido úrico. Ou seja, é importante quem tem esse problema evitar comer miúdos, carne vermelha em excesso, frutos do mar, a pele das aves.
Mas o que causa o nível alto de ácido úrico no corpo? Isso pode acontecer tanto pela produção em excesso do organismo de pessoa para pessoa como pela eliminação deficiente desta substância.
Quais são os sintomas da gota?
Quando tem o acúmulo de cristais do ácido úrico nos tecidos acaba causando a inflamação. Com a inflamação vem as dores, o inchaço e um aumento da temperatura no local.
Então, os principais sintomas da gota são parecidos com o de uma artrite, que envolve:
Dor na articulação
Inchaço
Vermelhidão no local
Aumento da temperatura no local.
Qualquer articulação do corpo pode ser afetada pela gota, mas as mais comuns são as dos membros inferiores e no dedão. Em casos mais graves, pode acontecer também formação de cálculos debaixo da pele.
O mais importante em se atentar é que a gota é uma doença crônica, de origem autoinflamatória. Ela tem os surtos regulares de dor aguda, dependendo do nível de ácido úrico no sangue.
Qual o tratamento da gota?
Por ser uma doença crônica, a gota não tem uma cura definitiva, mas com uma dieta balanceada e tratamento adequado, o ácido úrico tende a ter níveis normais no sangue e o problema é amenizado.
Quando o paciente está com a dor, o tratamento é voltado para diminuir o sofrimento e a inflamação das crises agudas. Um dos remédios mais indicados é a colchicina, mas é preciso tomar cuidado com o uso, apenas com prescrição médica. A colchicina um anti-inflamatório potente que trata inflamações e dores articulares.
Já para evitar as crises agudas é importante diminuir os fatores que desencadeiam o aumento do ácido úrico no sangue, como os citados acima. Dentre as principais recomendações.
Tomar bastante água
Evitar dietas super calóricas
Moderar o consumo de álcool
Além disso, medicações que diminuem os níveis deste ácido no organismo também devem fazer parte do tratamento a longo prazo.
Procure um especialista!
A Gota é uma doença que atrapalha a rotina profissional, pessoal o lazer, por isso, quando os sintomas aparecem, procure um médico especialista.
O diagnóstico da doença envolve uma pesquisa do histórico do paciente, assim como exames de sangue que detectam o nível de ácido úrico, além também do exame de urina. Em alguns casos, é necessário também pedir exames de imagem.
Gostou deste conteúdo? Aproveite nossos canais de comunicação e conte para a gente o que você achou. Confira mais conteúdo no nosso blog!
Fique ligado também nas nossas redes sociais para mais informações sobre o tratamento da dor e qualidade de vida. Estamos no Facebook e no Instagram.
Agora se você precisar de algum tipo de serviço, mande um e-mail ou um WhatsApp que vamos te ajudar!
Comments