top of page

O que são vasculites e como elas afetam o nosso organismo?


As vasculites acontecem quando os vasos sanguíneos inflamam e prejudicam o transporte do sangue pelo corpo. Confira as causas.

Vasculites acontecem quando tem a inflamação dos vasos sanguíneos

Muitas dores e doenças crônicas acontecem quando há inflamação no nosso organismo. Uma artrite, por exemplo, é uma inflamação nas articulações. Mas você sabe o que são vasculites?


Elas acontecem quando há inflamação dos vasos sanguíneos. Isso mesmo! Os vasos responsáveis por distribuir o sangue no nosso corpo também podem inflamar e causar problemas sérios.


Por isso, vamos te mostrar neste post o que são vasculites, quais os principais sintomas e como é o tratamento desta doença reumática. Uma boa leitura!


O que são as vasculites?


As vasculites acontecem quando as paredes dos vasos sanguíneos inflamam porque são invadidas por células do sistema imunológico, que é a defesa do nosso organismo.


Quando acontece isso, o vaso tem um fechamento da passagem de sangue, como resultado, provoca um aneurisma ou hemorragia, por exemplo.


Como todo nosso corpo precisa de sangue, quando acontece esse fechamento do vaso sanguíneo nossos órgãos podem sofre, tendo algum sintoma ou lesão.


As vasculites, portanto, podem causar problemas em várias partes do nosso organismo.



Com a inflamação dos vasos sanguíneos, há menos passagem de sangue


Vasculites primárias e secundárias


Na medicina existem dois tipos de vasculites, as primárias e as secundárias, no entanto, as mais comuns são as secundárias. Neste tópico vamos falar um pouco sobre cada uma delas.


A vasculite primária é uma doença bem rara e é quando o vaso sanguíneo é o alvo principal do problema, ou seja, é a doença em si e não a causa de uma.


Dentro das vasculites primárias ainda existem dois grupos que são:


Isolada: Quando a inflamação no vaso sanguíneo acontece em apenas um órgão ou tecido, podendo acontecer na pele, olhos ou em algum outro órgão.


Simultânea: É quando a inflamação ocorre em vários órgãos, as vasculites sistêmicas. Um exemplo delas é a Arterite de Takayasu, que falamos recentemente nas nossas redes sociais.


Outras vasculites sistêmicas podem ser:


  • Granulomatose eosinofílica com poliangeíte

  • Poliangeíte Microscópica

  • Doença de Behçet

  • Doença de Kawasaki

  • Arterite temporal

  • Púrpura de Henoch-Schönlein

  • Entre outras

Já as vasculites secundárias são mais comuns e é quando a inflamação dos vasos está associado a alguma outra condição.


Elas podem acontecer, por exemplo, por causa de doenças autoimunes, infecções, neoplasias (tumores).



Vasos sanguíneos levam o sangue para todo o nosso organismo


Quais os sintomas das vasculites


Os sintomas das vasculites, principalmente as sistêmicas, podem aparecer dentro de dias ou semanas e são febre, cansaço e dores nas articulações.


Alguns outros sintomas típicos, no entanto, podem acontecer, mas isso varia de acordo com o órgão ou vaso sanguíneo atingido.


Esses sintomas clássicos das vasculites são a formação de nódulos ou então linhas roxas na pele, no caso da Poliarterite Nodosa.


No caso da Arterite de Takayasu, a alteração e a desregulação da pressão arterial é um sintoma que se deve atentar.


Já na arterite temporal, por exemplo, o principal sintoma é a cefaleia de início súbito na região temporal da cabeça – a parte lateral.


Como é possível perceber, os sintomas são variados, até porque as vasculites causam várias reações, dependendo do local de origem.


Por isso, é preciso ficar atento com qualquer sintoma.


Como é o tratamento então?


As vasculites sistêmicas primárias são doenças crônicas e, por isso, não tem cura e o tratamento é de longa duração.


O objetivo no caso é controlar a doença o mais rápido possível para aliviar os sintomas e dar bem-estar ao paciente.


Os tratamentos típicos podem contar com corticosteroides e outros medicamentos que suprimem o sistema imunológico.


Por isso, as consultas no médico reumatologista devem ser regulares para acompanhar o processo e acompanhar o avanço ou não da doença, que costuma ser imprevisível.


Na questão do tratamento para as vasculites secundárias, o tratamento em si é direcionado para a causa e, com isso, os sintomas são aliviados.


Procure um médico especialista!


Como os sintomas são comuns, mas também alguns bem específicos de cada vasculite, o diagnóstico dela costuma ser complicado.


Isso porque como ela não é uma doença comum, ela costuma ser descartada até os primeiros sintomas realmente específicos.


No entanto, certas combinações, ou a persistência de sintomas, levam os médicos a suspeitar de vasculite.


Após a avaliação do médico, são pedidos exames simples como exame de sangue, de urina e de imagem. O médico pode também, às vezes, pedir uma biópsia.


Por isso, sempre que sentir alguns destes sintomas procure um médico especialista!


Gostou deste conteúdo? Aproveite nossos canais de comunicação e conte pra gente o que você achou e se ficou alguma dúvida. Confira mais conteúdo no nosso blog!


Você pode também nos seguir nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram.


Agora se você precisar de algum tipo de serviço, mande um e-mail ou um WhatsApp que vamos te ajudar!

Comentários


bottom of page