Você já sentiu uma dor persistente no calcanhar ao dar os primeiros passos pela manhã ou após períodos de repouso? Essa sensação incômoda pode ser um sinal do esporão do calcâneo, uma condição óssea que afeta muitas pessoas. Mas afinal, o que é bom para acabar com o esporão do calcâneo?
Se você está em busca de soluções para aliviar esse desconforto, está no lugar certo. Neste texto, vou mostrar estratégias eficazes para lidar com o esporão do calcâneo, levando alívio e melhor qualidade de vida para aqueles que enfrentam o problema.
Como médica especialista em dor, vou te mostrar medidas preventivas, tratamentos domiciliares e opções médicas, fornecendo informações valiosas para quem busca uma abordagem eficaz para combater o esporão!
O que é esporão do calcâneo?
Ele ocorre quando a pessoa tem um crescimento anormal de osso na parte inferior do calcanhar, chamado calcâneo. Esse crescimento ósseo geralmente se forma na região onde o tendão de Aquiles se insere no osso.
O esporão não causa dor, mas muitas vezes está associado a outra condição chamada fascite plantar. Essa é a inflamação da fáscia plantar, uma faixa espessa de tecido conjuntivo que conecta o osso do calcanhar aos dos dedos. A presença do esporão do calcâneo irrita e inflama a fáscia, levando a dor no calcanhar e na sola do pé.
Quais os sintomas do esporão do calcâneo?
Os sintomas do esporão do calcâneo vão variar, mas muitas vezes estão associados à inflamação da fáscia plantar. Algumas regiões e situações em que a pessoa pode sentir dor são:
No calcanhar: A dor é mais intensa na parte inferior do calcanhar, podendo ser aguda ou uma sensação de queimação.
Ao caminhar: A dor costuma ser mais intensa ao dar os primeiros passos pela manhã, após períodos de repouso, e pode diminuir à medida que a pessoa se movimenta.
Após atividade física: A dor no calcanhar pode aumentar após longos períodos de atividade física também, especialmente em exercícios que envolvem estar em pé por longos períodos.
Sensação de rigidez: Algumas pessoas com esporão do calcâneo relatam sentir rigidez no calcanhar, especialmente pela manhã ou após períodos de inatividade.
Além disso, este problema costuma trazer um inchaço leve na área afetada. É importante destacar que nem todas as pessoas com esporão do calcâneo apresentam estes sintomas. A presença de um esporão não garante a ocorrência de dor, mas ele ajuda a provocar.
Quando o esporão do calcâneo surge?
Você viu que ele é um acúmulo de osso no calcanhar e nos tecidos próximos, mas como ele surge? Alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento do esporão do calcâneo, desde fatores biomecânicos, exercícios de impacto ou até mesmo a idade.
Anormalidades na pisada, como a pronação excessiva ou a supinação do pé aumentam a carga no osso do calcanhar, contribuindo para o desenvolvimento do esporão. Assim como participar regularmente de atividades de alto impacto, como corrida ou esportes que envolvem saltos frequentes, como basquete. Isso pode aumentar o estresse nos pés e contribuir para o surgimento.
O esporão é mais comum em adultos, especialmente à medida que envelhecem. Com o tempo, o desgaste natural nas articulações e nos tecidos leva ao desenvolvimento do esporão. O excesso de peso também é um fator de risco por colocar uma carga adicional nos pés, ainda mais no osso do calcanhar.
Pessoas que usam sapatos que não oferecem suporte adequado ou que não se ajustam de forma correta tendem a ter este problema nos pés
O que é bom para acabar com esporão calcâneo?
O tratamento para esporão do calcâneo geralmente visa aliviar a dor, reduzir a inflamação e corrigir fatores que possam contribuir para a condição. Aqui estão algumas medidas que podem ser úteis:
Repouso
Dê tempo para o pé descansar, especialmente durante períodos de dor aguda. Evite atividades de alto impacto que possam piorar a condição.
Anti-inflamatórios
Medicamentos como o ibuprofeno podem ajudar a aliviar a dor e a reduzir a inflamação. No entanto, consulte um médico antes de usar qualquer medicamento.
Exercícios de alongamento
Praticar exercícios de alongamento para a panturrilha e a fáscia plantar pode ajudar a melhorar a flexibilidade e reduzir a tensão no calcanhar. Isso também é super indicado para quem sofre com a fascite plantar.
Calçado adequado
Use sapatos que ofereçam suporte adequado e amortecimento, especialmente se estiver envolvido em atividades de alto impacto, como corrida. Palmilhas ortopédicas também podem ser recomendadas para serem usadas no dia a dia.
Fisioterapia
Um fisioterapeuta irá prescrever exercícios específicos, alongamentos e técnicas de massagem para ajudar no alívio da dor e na melhoria da função. Dessa maneira, vai ocorrer o relaxamento e o fortalecimento da região.
Infiltrações de corticosteroides
Em alguns casos graves, quando as terapias não invasivas não conseguem mais aliviar a dor, o médico pode recomendar injeções de corticosteroides para reduzir a inflamação na área afetada.
Terapia por ondas de choque
Neste tratamento, é aplicado por um aparelho ondas de choque que vão aliviar a inflamação e reduzir a dor no calcanhar e na sola do pé. Com isso, a terapia por ondas de choque melhora a circulação sanguínea na região, oxigenando a área afetada.
Procure um médico especialista!
Agora que você descobriu o que é bom para acabar com o esporão do calcâneo, sabe também que o primeiro passo é procurar um médico para o diagnóstico.
O esporão do calcâneo afeta a mobilidade da pessoa, que terá dores ao caminhar ou praticar seu esporte favorito. Por isso, quando mais cedo iniciar o tratamento, melhor!
Por fim, se precisarem marcar uma consulta com um profissional, podem entrar em contato comigo! E se gostou deste conteúdo e quer ver mais sobre o assunto, siga o meu Instagram!
Comments