Pessoas que sofrem de osteoporose podem ter sintomas adversos uma das outras, como maior frequência de fraturas ou diminuição da altura. Entretanto, uma dúvida muito comum é se ela causa dor e, se a resposta for sim, onde dói a osteoporose?
Como ela é conhecida até mesmo como uma doença silenciosa é difícil encontrar um sintoma precocemente. Mas quando surge, os sinais mostram que a doença já está em uma fase mais avançada e o tratamento deve ser urgente!
Fique conosco neste texto que vamos falar quais as regiões mais comuns de sentir dor quando se tem a osteoporose. Uma boa leitura!
O que é osteoporose e os principais sintomas?
A osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da densidade óssea e deterioração da estrutura óssea, o que pode levar a um aumento do risco de fraturas. Mas, além disso, é fundamental saber onde dói a osteoporose, porque algumas dores que parecem comuns podem até ser indícios da doença.
Ela ocorre quando o corpo perde mais tecido ósseo do que consegue repor, fazendo com que os ossos se tornem finos, frágeis e quebradiços. Aliás, a osteoporose afeta mais mulheres após a menopausa, porém também prejudica homens e mulheres mais jovens. Fatores de risco incluem:
falta de atividade física;
tabagismo;
consumo excessivo de álcool;
baixa ingestão de cálcio;
déficit de vitamina D;
histórico familiar da doença.
Os principais sintomas da osteoporose incluem dor óssea crônica, especialmente nas costas, perda de altura progressiva, postura curvada e fraturas ósseas frequentes. Além disso, o paciente costuma sofrer com a diminuição da força e mobilidade.
No entanto, a osteoporose é uma doença silenciosa e muitas pessoas chegam a não apresentar sintomas até que uma fratura ocorra. Por isso, é importante fazer exames regulares para detecção precoce e prevenção da doença.
Como é a dor da osteoporose?
A dor da osteoporose costuma variar de pessoa para pessoa e depende da gravidade e do avanço da doença. Alguns pacientes chegam a apresentar dor crônica nas costas, que piora com o tempo e afeta a qualidade de vida.
Esta dor é descrita como uma dor persistente e profunda, que se agrava pela atividade física e pelo movimento. Além disso, ela pode ocorrer em várias partes do corpo, entretanto é mais comum nas costas, quadris e punhos.
Outras manifestações clínicas da osteoporose incluem diminuição da estatura, perda de massa muscular e rigidez articular. Por isso, é importante que as pessoas com fatores de risco para a osteoporose realizem exames de densitometria óssea regularmente e adotem medidas preventivas, como a prática regular de atividade física e alimentação saudável rica em cálcio e vitamina D.
Onde dói a osteoporose?
Por afetar os ossos, a osteoporose tem a chance de causar dor em várias partes do corpo, mas existem algumas regiões que são mais comuns. Abaixo estão listadas as seis principais regiões onde a osteoporose leva a dor e o motivo:
Costas
Em primeiro lugar, a osteoporose causa microfraturas nas vértebras da coluna vertebral, o que leva a dor nas costas. A dor pode ser aguda ou crônica, além de trazer outros problemas como a curvatura da coluna.
Quadril
A doença também leva o paciente a ter fraturas no colo do fêmur, que é a região do quadril que conecta o fêmur à pelve. Dessa maneira, a dor no quadril costuma ser intensa e dificultar a mobilidade.
Punhos
Os punhos ficam mais frágeis, o que acarreta dor e falta de mobilidade, dificultando a pessoa a realizar atividades cotidianas, como pegar objetos, escrever, cozinhar.
Ombros
A dor no ombro costuma ser intensa também pelo fato de a osteoporose causar fraturas no topo do osso do braço, próximo ao ombro. Ela dificulta a realização de atividades cotidianas e até mesmo dores em repouso, apenas pelo peso do braço.
Coluna cervical
É uma doença que causa dor nas costas, mas principalmente ela leva a fraturas nas vértebras da coluna cervical, que é a região do pescoço. A doença se confunde com dores até ditas como comuns no pescoço, como as tensionais, mas afeta muito a mobilidade.
Joelhos
Por fim, a osteoporose causa fraturas nos ossos do joelho, podendo ser no topo da tíbia ou na base do fêmur. Isso leva o paciente a ter dores constantes e uma dificuldade enorme para fazer atividades normais, como caminhar.
Procure por ajuda médica!
Agora que você sabe onde dói a osteoporose, com estes seis locais do corpo que listamos, vale prestar atenção aos sinais. Então, caso você sofra com estes problemas, o ideal é procurar um médico especialista para um diagnóstico completo e iniciar o tratamento o quanto antes.
Isso porque o tratamento geralmente envolve mudanças no estilo de vida e medicamentos para prevenir fraturas, além de melhorar a densidade óssea. Gostou do conteúdo? Se você quiser saber mais sobre dores nas costas, um dos sintomas da osteoporose, confira este texto que fizemos sobre o assunto!