top of page
Writer's pictureDra Marcela Mara

Protusão discal: o que é, os sintomas e o tratamento deste problema!

Updated: Feb 2, 2023


Dor nas costas é um sintoma comum com a protusão discal

Quando ocorre uma alteração no disco gelatinoso que fica entre as vértebras da coluna, o paciente sofre com a protusão discal. Ela também é conhecida como abaluamento e provoca dor e a pressão nos nervos.


A dor nas costas é algo que atinge mais de 80% da população brasileira, de acordo com dados do IBGE. Dentre tantos problemas que surgem, como artrose, hérnia de disco e até dor no ciático, a protusão discal também se torna bem comum.


Portanto, acompanhe mais neste post sobre essa lesão na coluna, os sintomas além da dor e, ainda mais, o tratamento. Uma boa leitura!


O que é protusão discal?


A protusão discal é quando o disco que fica entre as vértebras da coluna sofre com o desgaste ou alterações. Essa parte do nosso corpo é gelatinosa e tem a missão de absorver os impactos e evitar o atrito entre os ossos. Além disso, ajuda a dar mobilidade para a coluna.


Só com isso já dá para notar o quão importante é essa estrutura e como qualquer lesão traz dor e afeta nossa vida. Esse disco que protege as vértebras é formado por um anel fibroso e um núcleo mais mole, gelatinoso.


As regiões da coluna mais comuns para surgirem a protusão são na cervical, perto do pescoço, ou então na lombar, na área do quadril. Entretanto, ela também pode acontecer na região torácica.


Em suma, a protusão é quando ocorre o desgaste desse anel fibroso, assim se tornando mais fraco. Nesse sentido, acontece dele perder a forma original e até a altura. Por causa disso, o anel fibroso não consegue segurar o núcleo gelatinoso, ocorrendo a protuberância, ou protusão discal.


Qual a diferença para a hérnia de disco?


Muitos pacientes podem acabar confundindo a protusão discal com a hérnia de disco, que é até mais conhecida. Porém, apesar de serem parecidos, os problemas têm algumas diferenças.

A protusão discal é quando ocorre o desgaste do disco intervertebral, mas o anel fibroso não tem o rompimento. Entretanto, se o anel fibroso sofre o rompimento e o núcleo do disco sai do anel, aí sim temos a hérnia de disco.


Portanto, é possível afirmar que a protusão discal é o início da hérnia de disco, que pode ou não acontecer. Por isso, é importante procurar um médico quando surgirem os sintomas e evitar que a situação se agrave.



Dor no pescoço também é um sinal de protusão discal


Quais os sintomas da protusão discal?


Além da dor na região afetada, a protusão discal indica outros sintomas e é preciso ficar de olho. Agora, outro ponto a destacar é que os sinais variam de acordo com a área afetada, sendo na lombar ou na cervical, por exemplo. Mas no geral, a protusão traz os seguintes sintomas:


  • menor sensibilidade nos membros da região afetada;

  • perda de força muscular nas pernas ou braços;

  • formigamento nos braços ou pernas;

  • limitação dos movimentos;

  • dor ao tossir e espirrar;

  • dor no pescoço.

Como dissemos, cada sinal tem relação com o local afetado pela protusão. Se, por exemplo, a lesão for na coluna cervical, os sintomas serão mais sentidos nos braços, ombros e pescoço. Agora, se o abaluamento surgiu na lombar, o problema será sentido nas pernas. Por fim, a dor ao tossir ou espirrar está relacionada com a protusão nos discos da região torácica.


Os sintomas acometem o paciente de forma gradual, aos poucos, então existe a demora para procurar um médico. Isso se torna algo grave, já que pode afetar um nervo ou até ocorrer a hérnia de disco.


Qual o tratamento para o problema?


Em primeiro lugar, existe o tratamento para situações agudas de dor, para aliviar o sofrimento do paciente. Depois, há as terapias para fazer com que o problema não cause mais dor e, assim, a pessoa tenha qualidade de vida.


Em caso agudo, o médico prescreve medicamentos como relaxantes musculares e anti-inflamatórios para aliviar o sintoma. Assim, depois de recuperado, é importante procurar tratamentos complementares, como a fisioterapia.


Na terapia, o paciente terá uma melhora de postura, além de um fortalecimento da musculatura na região da protusão discal. Uma maneira de fazer isso é por meio do pilates, fazendo com que o paciente diminua os quadros de dores. Entretanto, em casos mais graves, os tratamentos conservadores não surtirão efeito. Então, o médico poderá indicar uma cirurgia para resolver o problema.


Mas o que causa a protusão?


Essa enfermidade surge muito devido aos hábitos, trabalho ou ao próprio envelhecimento. No caso dos hábitos, uma postura incorreta afeta muito os discos vertebrais.


Já para quem trabalha como motorista, ou carregar pesos e a própria postura ao sentar para trabalhar aumentam as chances do problema aparecer. Na questão do envelhecimento, ocorre a perda da lubrificação dos discos e há maior tendência ao desgaste.


Procure um médico!


A protusão discal tem o diagnóstico em exames clínicos, mas também com os de imagem, como raio-X, tomografia ou ressonância. Por isso, ao sentir dores nas costas procure um médico especialista.


Ter qualidade de vida passa pelo tratamento precoce deste problema. Espero que tenha gostado do conteúdo e, para mais informações, siga meu perfil no Instagram!


Comments


bottom of page