top of page

Quais os tipos de dores no pé? Confira os seis principais!


Você sabe quais os tipos de dores no pé? Veja alguns!
Existem vários tipos de dores nos pés, confira as principais

Todo mundo sabe que os pés são uma parte fundamental do nosso corpo, já que eles suportam todo o peso durante o dia. Por isso, é comum que sofram com dores e desconfortos de vez em quando. Mas você sabe quais os tipos de dores no pé mais comuns?


Existem diferentes tipos de dores, cada um com suas próprias causas, regiões e tratamentos. Além disso, elas surgem por causa de um trauma, uma inflamação ou até mesmo o sedentarismo, com o enfraquecimento muscular.


Neste texto, vamos listar os seis principais problemas relacionados às dores no pé. Então, confira cada um deles e como pode ser feito o tratamento!


Quais os tipos de dores no pé?


Antes de trazer os seis principais, vamos falar um pouco sobre quais os tipos de dores no pé que existem! Os incômodos podem ser causados por problemas musculares, esqueléticos, nos tendões, nos nervos e até mesmo articular.


Por isso, é fundamental saber, antes de tudo, qual a região da dor e os sintomas. As lesões podem ocorrer na base dos dedos, na sola do pé, no calcanhar ou até mesmo na lateral deles. Entretanto, existem várias razões pelas quais seus pés podem estar doendo. Alguns dos motivos mais comuns incluem:

  • uso de calçados inadequados;

  • lesões;

  • sobrecarga de peso;

  • inflamações;

  • problemas de saúde (diabetes, artrite, artrose)

O uso de calçados inadequados, por exemplo, causa dor devido à pressão excessiva e até mesmo irregular em determinadas áreas. As lesões, como entorses e fraturas, geram dor aguda e intensa. Já as inflamações, como a fascite plantar e a tendinite, trazem a dor crônica e persistente.

Então, confira agora seis tipos de dores mais comuns que as pessoas sofrem nos pés!


1- Fascite plantar

Em primeiro lugar, temos a fascite plantar, que é uma das dores mais comuns nos pés. Ela ocorre quando a fáscia plantar, um tecido fibroso que se estende desde o calcanhar até o início dos dedos, está inflamada. Isso causa dor intensa na sola do pé, principalmente ao caminhar ou correr.


O tratamento para fascite plantar geralmente envolve fisioterapia, uso de palmilhas especiais e medicamentos para alívio da dor. Além disso, a terapia por ondas de choque também é uma maneira rápida de aliviar as dores na região da sola do pé.


2- Esporão de calcâneo

Logo depois, temos o esporão de calcâneo, um crescimento ósseo na parte inferior do calcanhar, que pode causar dor e desconforto. Geralmente, ele surge pela sobrecarga de peso no calcanhar, seja por atividades físicas intensas ou pelo uso de calçados inadequados.


O tratamento para esporão de calcâneo envolve usar calçados e palmilhas adequados, alongamentos, fazer fisioterapia, e, em casos mais graves, cirurgia. A terapia por ondas de choque também pode ajudar, assim como injeções de corticoides no local da dor.


3- Neuroma de Morton

O neuroma de Morton é uma condição em que um nervo na parte anterior do pé fica comprimido, causando dor e formigamento. Essa condição é mais comum em mulheres e acontece muito pelo uso de sapatos apertados, saltos altos, ou por uma deformidade nos pés. O tratamento para neuroma de Morton pode envolver fisioterapia, uso de palmilhas e cirurgia nos casos em que as terapias convencionais não trazem resultados.


4- Fratura por estresse

Muito comum em esportistas que praticam exercícios de alto impacto, a fratura por estresse é uma lesão por esforço repetitivo que ocorre quando os ossos do pé são submetidos a uma força excessiva.


Os sintomas incluem dor localizada, inchaço e vermelhidão. O tratamento para fratura por estresse geralmente envolve repouso e imobilização do pé afetado. A terapia por ondas de choque traz resultados satisfatórios porque ajuda na calcificação do osso fraturado.


5- Tendinite

A tendinite é uma inflamação dos tendões que conectam os músculos aos ossos. Dessa maneira, ela ocorre em diferentes partes do pé e surge por atividades físicas intensas, uso de calçados inadequados ou por uma outra doença inflamatória. Os sintomas incluem dor localizada, inchaço e dificuldade de movimentação.


O tratamento para tendinite geralmente envolve fisioterapia, uso de medicamentos anti-inflamatórios e repouso. Exercícios físicos regulares e com intensidade controlada também ajudam a evitar as dores.


6- Metatarsalgia

A metatarsalgia é uma dor na parte anterior do pé, na região dos metatarsos. Eles são os cinco ossos longos que dão origem aos dedos, mas estão localizados antes dos deles. Essa condição é mais comum em pessoas que praticam atividades físicas intensas, como corrida ou futebol.


Os sintomas incluem dor localizada, inchaço e vermelhidão. O tratamento para metatarsalgia pode envolver fisioterapia, uso de palmilhas e mudanças nos hábitos de atividade física.


Sabe quais os tipos de dores no pé? Procure um especialista!


Por fim, você conferiu neste texto quais os tipos de dores no pé, os sintomas e até mesmo alguns tratamentos para cada um deles. Porém, é fundamental procurar um médico, seja um ortopedista ou um especialista em dor, para avaliar o seu caso e fazer um diagnóstico completo.


Espero que tenha gostado deste conteúdo! Aliás, para acompanhar mais informações sobre dores crônicas e outros problemas nos pés, siga o meu perfil no Instagram ou minha página no Facebook!

コメント


bottom of page