top of page
Writer's pictureDra Marcela Mara

Quando a protusão discal é grave?


Quando a protusão discal é grave saiba como isso é
Protusão discal afeta a coluna, com dores e falta de mobilidade

Dores nas costas são as queixas mais comuns nos consultórios médicos e uma das causas pode ser a protusão discal. Ela traz dor e desconforto para as atividades diárias, se tornando até incapacitante. Mas quando a protusão discal é grave a este ponto?


Sim, ela tem vários níveis de intensidade e também de sintomas. Portanto, é fundamental ficar de olho em qualquer dor ou lesão que venha sofrer nas costas. A protusão tem tratamento e quanto antes começar, menos o paciente irá sofrer.


Neste texto, vamos abordar mais sobre o assunto, falando o que é o problema em si, os sintomas e os tratamentos. Confira!


O que é protusão discal?


A protusão discal é uma condição que afeta os discos intervertebrais da coluna vertebral, que são estruturas em forma de “almofada” localizadas entre as vértebras. Eles atuam como amortecedores e ajudam na flexibilidade da coluna. A protusão ocorre quando parte do disco se desloca além da sua posição normal, projetando-se para fora da coluna.


Isso ocorre devido ao desgaste gradual do disco por vários fatores, como a idade, lesões na coluna vertebral ou esforço excessivo. Quando há uma protusão discal, os nervos sofrem pressão, causando sintomas como dor, formigamento, fraqueza muscular e limitação de movimento. A localização do desvio vai determinar os sintomas.


O diagnóstico é geralmente feito por meio de exames de imagem, como a ressonância magnética ou tomografia computadorizada. O tratamento varia dependendo da gravidade dos sintomas, mas geralmente envolve uma combinação de medicamentos para aliviar a dor, fisioterapia, exercícios de fortalecimento, repouso e, em casos mais graves, cirurgia.


O que a protusão discal pode causar?


A protusão discal causa uma variedade de sintomas e complicações, dependendo da localização e da gravidade do problema. Então, dentre algumas das possíveis consequências estão:


Dor

O sintoma comum é a dor na região afetada, como dor nas costas ou no pescoço. Ela pode ser localizada na coluna vertebral ou irradiar para outras áreas, como os braços ou pernas, dependendo da localização do disco afetado.


Formigamento e dormência

A protusão discal costuma comprimir os nervos espinhais adjacentes, causando sensações de formigamento, dormência ou "alfinetadas" na região afetada. Isso ocorre porque a pressão sobre os nervos interfere na comunicação adequada entre o sistema nervoso e as áreas do corpo que eles inervam.


Fraqueza muscular

A pressão exercida pelos discos protusos nos nervos atinge também a função muscular. Isso traz fraqueza ou dificuldade em controlar certos músculos, prejudicando a capacidade de realizar certas atividades ou movimentos.


Limitação de movimento

A protusão discal também restringe a amplitude de movimento da coluna vertebral afetada. Isso ocorre devido à dor, rigidez ou instabilidade causadas pela pressão sobre os nervos ou pelo deslocamento do disco.


Complicações neurológicas

Isso acontece em casos mais graves, quando a compressão da medula espinhal ou das raízes nervosas é intensa. A situação resulta em sintomas mais graves, incluindo perda de controle da bexiga ou do intestino, dificuldade de coordenação, fraqueza generalizada ou paralisia.


Quando a protusão discal é grave?


A gravidade da protusão discal varia dependendo de vários fatores, incluindo o tamanho do deslocamento, a localização e a presença de sintomas. Além disso, a situação é determinada pela extensão do comprometimento dos nervos e estruturas adjacentes. Aqui estão alguns indicadores de que a protusão discal pode ser considerada grave:

  • sintomas intensos e persistentes;

  • comprometimento neurológico;

  • limitações funcionais;

  • falha no tratamento conservador;

  • alterações estruturais significativas.

Se os tratamentos conservadores, como medicamentos, fisioterapia e repouso, não proporcionarem alívio dos sintomas ou não impedirem a progressão da condição, pode indicar uma protusão discal mais grave. Assim, vai exigir intervenção médica mais agressiva.


É importante ressaltar que apenas um médico qualificado pode determinar a gravidade da protusão discal com base na avaliação clínica, exames de imagem e sintomas apresentados. Portanto, é fundamental consultar um médico para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado.


Procure um médico!


Quando a protusão discal é grave ela causa dor intensa, falta de mobilidade e afeta muito as atividades diárias da pessoa. Portanto, nos primeiros sinais de dor é fundamental procurar um médico especialista.


A protusão discal tem tratamento, então faça o acompanhamento médico com qualidade! Se você quer saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco! Além disso, não deixe de compartilhar o texto nas redes sociais.


Comments


bottom of page