Uma das regiões do nosso corpo onde sempre surge uma dor é no pescoço, concorda? Seja por dormir de mau-jeito, postura incorreta ou uma tensão muscular. Mas, quando dá dor no pescoço, o que pode ser? Ainda mais se a dor é prolongada.
A dor no pescoço pode ser causada por várias razões, até porque a região tem músculos, tendões, outros tecidos e, é claro, a coluna vertebral com seus ossos e nervos. Por isso, é bem distinto as origens deste problema cervical.
Mas fique tranquilo que vamos mostrar algumas destas causas e o que podemos fazer para aliviar a dor. Siga conosco neste post.
Quando dá dor no pescoço o que pode ser?
O pescoço é uma região de muita movimentação e articulação no nosso corpo. Afinal, estamos sempre girando, olhando para os lados. Então, quando dá dor no pescoço pode desde uma contratura muscular até mesmo algo mais grave. Dentre os principais problemas, podemos falar de:
Tensão Muscular
Muitas vezes, a dor é causada pela tensão dos músculos do pescoço, geralmente devido a posturas ruins, sono inadequado, ou estresse. É o famoso torcicolo, que atrapalha nossa rotina, mas não é nada de grave.
Hérnia de Disco
Assim como acontece na região lombar, a hérnia de disco na coluna cervical pode pressionar os nervos e causar dor no pescoço, bem como sintomas que irradiam para os braços e as mãos. Isso já é uma situação mais grave, ainda mais se os sintomas forem intensos.
Lesões
Lesões como torções, distensões, ou mesmo fraturas na coluna cervical podem levar a dor. Isso pode acontecer em qualquer momento, até mesmo dormindo, praticando um esporte ou no trabalho.
Artrite
A artrite cervical, como a osteoartrite ou artrite reumatoide, costuma causar inflamação das articulações no pescoço, resultando em dor. Neste caso, é fundamental entrar com um tratamento para aliviar as inflamações.
Doenças Degenerativas
Condições degenerativas, como a espondilose cervical, acabam levando ao desgaste das vértebras cervicais e causar dor crônica no pescoço. Além disso, a cartilagem pode ser afetada, o que aumenta ainda mais a dor.
Nervos Comprimidos
Além das hérnias de disco, outros problemas, como estenose foraminal, podem levar à compressão dos nervos na coluna cervical, resultando em dor no pescoço.
Má Postura
Manter uma má postura por longos períodos, seja sentado no trabalho ou olhando para um dispositivo móvel por muito tempo, vai sobrecarregar os músculos do pescoço e levar à dor. Aliás, esta é uma das principais causas de afastamento de trabalho por causa da DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
Quais as principais dores crônicas no pescoço?
Como vimos, as dores no pescoço surgem por motivos distintos, então é difícil falar qual é a principal. Entretanto, existem algumas dores crônicas mais comuns nesta região. Dentre as com mais casos, temos:
Dor Cervical Crônica;
Espondilose Cervical;
Hérnia de Disco Cervical;
Estenose Espinal Cervical;
Síndrome de Ehlers-Danlos;
Fibromialgia;
Síndrome de Burnout do Pescoço;
Artrite Reumatoide;
Cefaleia Cervicogênica.
Dessa maneira, é importante consultar um médico para um diagnóstico preciso se você estiver sofrendo de dor crônica no pescoço. O tratamento dependerá da causa subjacente da dor e pode incluir fisioterapia, medicação, terapias alternativas, como acupuntura.
Como saber se a dor no pescoço é grave?
Para saber se a dor no pescoço é grave, é preciso fazer uma avaliação que geralmente depende de vários fatores. Então, confira alguns sinais que indicam que a dor é grave e requer atenção médica imediata:
Dor Intensa e Repentina: Quando a dor for intensa e ocorrer de forma súbita, isso pode ser um sinal de uma lesão aguda, como uma fratura ou uma lesão na coluna cervical.
Dor que irradia para os braços: Se a dor se espalhar para os braços, mãos, ombros ou costas, isso costuma indicar um problema mais grave, como uma hérnia de disco ou compressão nervosa.
Fraqueza ou Dormência
Se você experimentar fraqueza muscular ou dormência em qualquer parte do corpo, especialmente nos braços ou mãos, isso pode ser um sinal de compressão nervosa ou lesão na medula espinhal.
Dor Persistente e Incapacitante
Se a dor na cervical for persistente e incapacitante, interferindo nas atividades diárias e não respondendo ao tratamento caseiro, é importante consultar um médico.
O que fazer para aliviar a dor no pescoço?
Assim como temos vários fatores de dores crônicas no pescoço, também existem várias medidas que você pode tomar para aliviá-la. Mas é fundamental ter em mente que se a dor for persistente, deverá procurar um médico.
Repouso
Aplicação de gelo ou calor
Medicamentos de venda livre
Exercícios de Alongamento
Fisioterapia
Massagem Terapêutica
Postura Adequada
Travesseiro Ergonômico
Evite Cargas Pesadas
Quando dá dor no pescoço, procure um médico!
Se você está enfrentando dor no pescoço persistente ou grave, é importante consultar um médico para uma avaliação. O tratamento dependerá da causa da dor, que pode variar desde fisioterapia e medicamentos até intervenções mais avançadas.
Em primeiro lugar, é feito o diagnóstico para traçar o melhor tratamento para o seu caso. Então, não hesite em buscar orientação médica se estiver com dor. Gostou do conteúdo? Siga o meu Instagram para mais dicas assim!
Comments