top of page

Reumatismo de partes moles: confira o que é, o diagnóstico e os sintomas dessas dores

O reumatismo de partes moles afeta a boa função de nosso sistema músculo-esquelético, trazendo dor e dificuldade no movimento. Confira quais são os principais casos.



A lesão pode afetar o quadril, joelhos, pés e cotovelos e tem como as maiores causas o envelhecimento e o uso repetitivo de articulações.

As dores crônicas afetam nosso sistema músculo-esquelético, responsável por nos dar mobilidade, nos manter em pé, dar equilíbrio. Muitas dessas dores são provocadas pelo chamado reumatismo de partes moles.


Neste segmento estão as famosas dores que terminam com “ite”, como a bursite, a tendinite, a entesites e várias outras, que levam esse nome por afetar partes específicas do nosso corpo.


Essas dores afetam a nossa rotina, causando sofrimento até para se levantar da cama, andar, pegar um objeto e até escrever. Quer saber mais sobre o que é reumatismo de partes moles? Confira com a gente!


O que é o reumatismo de partes moles?


O reumatismo de partes moles é conhecido como extra-articular, tudo aquilo que está além da articulação em si, como as bursas, tendões, músculos, ligamentos, enteses (tecido que liga tendão e osso) entre outros.


O problema nesta região é quando acontece uma lesão ou inflamação dessas estruturas que estão em volta das articulações. Isso ocorre de forma aguda e temporária ou então se desencadear para uma dor crônica.


No caso de inflamação, ela acontece devido a fatores como acidente, trauma crônico, má postura, tudo isso, pode ocasionar pressão em alguma das regiões citadas e causar as dores.

Dentre as mais famosas estão a bursite, a tendinite, a dor miofacial e a entesiste. Vamos falar a seguir um pouco de cada uma delas.


Bursite: O que é?


A bursite acontece quando tem a inflamação da Bursa, uma pequena bolsa responsável por amortecer o impacto das articulações e fica entre os ossos, músculos e tendões.


Apesar de muita gente achar, a bursite não afeta apenas os ombros, já que praticamente todas as articulações têm bursas — são cerca de 70 espalhadas pelo corpo.


A lesão pode afetar o quadril, joelhos, pés e cotovelos, além é claro, do ombro, e tem como as maiores causas o envelhecimento e o uso repetitivo de articulações.


A bursa tem um líquido que se chama sinovial, uma espécie de lubrificante, que ajuda a evitar o atrito dentro da articulação. Acontece que uma lesão pode fazer a bursa inflamar.


Imagine um jogador de tênis, quantas vezes ele utiliza a articulação dos ombros? Isso pode ocasionar a bursite, gerando inchaço e dor.


Assim como a agonia nesta região limita o movimento de uma pessoa, por outro lado, o tratamento pode ser à base de gelo, anti-inflamatórios nas crises agudas, ou então fisioterapia, que aliviam a dor.


Além disso, a aspiração (retirar o líquido sinovial), infiltrar medicação no local ou até cirurgia, em casos mais graves e crônicos, podem ser indicadas.



Quando se fala de bursite, o ombro costuma ser o local mais frequente da dor


Tendinite: O que é?


A tendinite é quando acontece a inflamação do tendão, que é uma extensão dos músculos e tem como função ligá-los aos ossos. Com ele, o nosso corpo pode se movimentar e fazer atividades.

Existem várias causas para a tendinite, mas a principal delas é, sem dúvida, a LER (Lesão por Esforço Repetitivo), que acontece quando a pessoa usa muito uma articulação do corpo.


Outra causa para esta dor é a má postura e a falta de alongamento. Um nadador, por exemplo, pode ter tendinite no ombro, assim como uma pessoa pode ter dor nas mãos ou punhos por passar horas digitando.


Aliás, esta inflamação é uma das principais causas de afastamento no trabalho, porque muitas vezes a pessoa precisa ficar com a região imobilizada.


Para tratamento agudo é preciso descansar a articulação afetada — por isso ela é preservada com talas ou órteses — e fazer compressas de gelo, assim como o uso de anti-inflamatórios.


A fisioterapia, assim como o uso de terapia por ondas de choque, ajuda em casos mais doloridos. Se houver rompimento do tendão, a cirurgia pode ser indicada e, assim, o músculo e osso ligados pelo tendão trabalhem normalmente.



Tendinite no joelho atrapalha a rotina da pessoa e até a andar


Entesite: O que é?


A entesite é quando as ênteses se lesionam ou ficam inflamadas. Para quem não conhece, essa região é a inserção de um ligamento no osso, e assim como as outras “ites”, elas podem ocorrer em qualquer articulação.


Essas inflamações podem ocorrer por doenças autoimunes, como a psoríase, espondilite anquilosante e doenças inflamatórias intestinais ou ser causada por traumas ou lesões na prática excessiva de alguma atividade.


O tratamento consiste em avaliar adequadamente a causa da inflamação, o uso de anti-inflamatórios e analgésicos podem ser indicados. Exercícios que aliviem a pressão no local, como fisioterapia e alongamento também são indicados.


Dor miofascial: O que é?


A dor miofascial é quando há uma lesão ou dor muscular regional, em um ponto específico, denominados pontos-gatilho.


Ela vem, na maioria das vezes, associada a problemas motores, como má postura, ou então pontuais e independentes, como hormonal, psicológico ou até um estresse imunológico.


Você já viu aqueles rolinhos de borracha cheios de pontas? Na maioria das vezes é encontrado em academia ou sala de fisioterapia e ajuda muito na liberação miofascial, isso é, alivia as dores em locais específicos.


Além dele, o médico pode orientar o uso de medicamentos, alongamentos e outras técnicas de liberação miofascial, como massagens.


Procure por orientação e ajuda!


O mais importante em relação às dores e ao reumatismo de partes moles é procurar um profissional da área da saúde para avaliar o seu caso.


Espero que este conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas. Aproveite nossos canais de comunicação e conte para a gente o que você achou.


Confira mais conteúdo no nosso blog e fique ligado também nas nossas redes sociais para mais informações sobre o tratamento da dor e qualidade de vida. Estamos no Facebook e no Instagram.


Agora se você precisar de algum tipo de serviço, mande um e-mail ou um WhatsApp que vamos te ajudar!

Kommentare


botao-whatsapp-para-site_edited_edited.p
bottom of page