top of page

Veja como a reflexologia pode ajudar no tratamento das dores crônicas


Com a massagem em pontos corretos nos pés, a reflexologia ajuda na recuperação da saúde do paciente e também traz o relaxamento.

Reflexologia ajuda como um tratamento complementar de dores crônicas e outras doenças

Os nossos pés têm pontos que correspondem diretamente a outras partes do corpo, sabia? Por isso, a reflexologia tem se tornado uma grande aliada como tratamento complementar para dores e doenças crônicas.


Essa técnica de massagem consiste, basicamente, em aplicar diferentes pressões sobre os pontos nos pés, que são zonas que irão refletir em um órgão ou outra região específica do corpo.


Confira neste post qual a importância da reflexologia, como ela é funciona e, principalmente, como ajuda no tratamento de dores e doenças crônicas!


Como funciona a reflexologia


Antes de falar dos principais benefícios dela para o tratamento das dores, é importante entender como funciona a reflexologia, desde a sessão em si, até como ela age em todo o nosso organismo.


Em primeiro lugar, a reflexologia é uma massagem específica nos pés e, essa pressão e estímulo em si trazem além de uma sensação de relaxamento e alívio nas dores, melhora na circulação sanguínea e a harmonia corporal.


Quem faz este tipo de massagem é o reflexoterapeuta, que estudou os pontos de reflexos do corpo, as terminações nervosas presentes não só nos pés, mas também nas mãos, cabeça e orelhas.


A reflexologia mais famosa é a podal, ou seja, a dos pés. Os orientais acreditam que essa massagem ajuda a energia circular pelo corpo, enquanto a medicina acredita que muitos órgãos estão ligados aos pés por meio de terminações nervosas.


Por isso, ela não deve ser confundida com uma massagem básica nos pés ou no corpo. O profissional, durante a sessão, procura desequilíbrios nos pontos dos pés. Depois disso, ele começa a massagear as áreas, que estimulam os processos de cura natural do local.



Profissional da área procura por pontos nos pés para aplicar a pressão


Mas como o corpo faz isso?


Quando alguma parte do pé é pressionada, o corpo libera óxido nítrico, uma substância importante para o nosso organismo porque atua como um vasodilatador e analgésico. Com o vaso dilatado, o sangue e nutrientes percorrem o corpo facilmente.


A reflexologia podal faz com que tenha a liberação de toxinas do nosso organismo, o que é importante para tratar problemas de saúde como a hipertensão, dores nas costas, dores musculares.


Isso acontece porque quando é feita a massagem em pontos estratégicos do pé, o nosso cérebro é estimulado a liberar substâncias que trazem alívio para o corpo.


A técnica também pode ajudar a melhorar a imunidade do corpo, evitando, por exemplo, infecções. Isso acontece porque a massagem ativa os vasos linfáticos, que são responsáveis por “filtrar” nosso organismo, retirando o que é nocivo e ajudando as células de defesa.


Reflexologia ajuda a tratar o quê?


Primeiramente, é importante mostrar que tratar uma doença ou uma dor crônica não tem apenas um caminho. E como são crônicos, são problemas que não têm cura, mas alinhando vários tratamentos juntos pode trazer mais qualidade de vida.


A reflexologia é um destes tratamentos, que pode, por exemplo, ajudar a amenizar problemas como:


  • Gastrite

  • Prisão de ventre

  • Diarreia

  • Insônia

  • Gota

  • Dores musculares

  • Dores nas costas

  • Espasmos

  • Tendinite

  • Estresse

  • Entre outros


Cuidados antes das sessões


Como vimos, esta técnica traz diversos benefícios para o corpo, mas é preciso saber que existem as contraindicações. Apesar de não ter restrição de idade ou gênero, alguns cuidados devem ser tomados.


Problemas na pele: Se você tiver algum problema na pele, como um corte, uma lesão, alergia, é bom evitar as sessões, porque a pressão e a fricção podem piorar a situação.


Fraturas: O mesmo acontece se você tiver com alguma dor ou fratura no pé. Neste caso é melhor cuidar da lesão no local porque o movimento nos pés pode agravar a fratura.


Pacientes com doenças crônicas e grávidas podem fazer a reflexologia, mas é melhor conversar com o médico antes de iniciar as sessões.


Nas grávidas, por exemplo, a sessão ajuda a evitar problemas indesejados, como inchaço, dores e prisão de ventre, mas alguns pontos nos pés estimulam o útero e a coluna, o que pode ser prejudicial para o feto.



Terminações nervosas nos nossos pés estão ligadas a outros órgãos


Procure um especialista!


Você viu a importância que a reflexologia tem para ajudar a amenizar as dores e doenças crônicas. Assim como a acupuntura, a técnica é um tratamento complementar natural, não invasivo que busca equilibrar a energia do corpo.


O importante, antes de tudo, é conversar com o seu médico para saber se está liberado participar das sessões e, principalmente, procurar um reflexologista capacitado e com experiência.


Espero que tenha ajudado as orientações. E se você gostou deste conteúdo, aproveite nossos canais de comunicação e conte pra gente o que você achou. Confira mais conteúdo no nosso blog!


Fique ligado também nas nossas redes sociais para mais informações sobre o tratamento da dor e qualidade de vida. Estamos no Facebook e no Instagram.


Agora se você precisar de algum tipo de serviço, mande um e-mail ou um WhatsApp que vamos te ajudar!

botao-whatsapp-para-site_edited_edited.p
bottom of page